Museu de Porto Alegre cria jogos que ensinam sobre a cidade
Projeto itinerante leva nova forma de aprendizado para as escolas da Capital
publicidade
Com objetivo de levar aprendizado e diversão às salas de aula da Capital, o "Projeto de Itinerância do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo" oferece uma nova forma de aprender, com as “Caixas de Memórias". O material lúdico permite que os alunos aprimorem conhecimentos sobre temas diversos. Os assuntos colocados nas caixas abordam questões sobre a cidade e sua relação com etnias, ruas, lugares, literatura e música.
Em agosto, o projeto esteve na Escola Estadual Imperatriz Leopoldina, mobilizando cerca de 60 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no turno inverso ao escolar. E por meio de jogos do Museu, como “Heróis de todo o mundo”, “Ofícios antigos de Porto Alegre” e “Bingo do Patrimônio”, os estudantes puderam conhecer e reconhecer espaços da cidade, despertando curiosidade e novos interesses.
A professora e historiadora Laura de Leão Dornelles, responsável por levar o projeto às escolas, explica que inicia o estudo sobre a história de Porto Alegre a partir das memórias dos alunos. E revela que visa fazer com que os estudantes se apropriem de mais elementos da história da cidade, fomentando o vínculo com Porto Alegre.