Enem 2022: prazo para recurso contra isenção negada termina nesta sexta

Enem 2022: prazo para recurso contra isenção negada termina nesta sexta

Solicitação deve ser feita por meio do site do Inep, órgão responsável pela aplicação do teste

R7

Prazo para recurso contra isenção do Enem negada termina sexta

publicidade

Termina nesta sexta-feira o prazo de apresentação de recursos para os estudantes que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 negado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela aplicação do teste. 

Na mesma data também acaba o prazo para a apresentação de recursos dos candidatos que não tiveram as justificativas de ausência nas provas do Enem 2021 aceitas pelo instituto. Os resultados dos pedidos de isenção e a lista de candidatos que não fizeram a prova, apesar de terem conseguido a isenção para o Enem 2021, foram publicados pelo Inep no dia 22 de abril, na Página do Participante. É também por meio dessa página que a formalização do recurso deve ser feita. Os resultados das análises dos recursos serão divulgados no dia 6 de maio.

A aprovação dos pedidos de isenção da taxa de inscrição no Enem 2022 e das justificativas de ausência no exame de 2021 não garante a inscrição, alerta o Inep. “Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante, tendo como referência edital específico, ainda a ser publicado pelo Inep”, informa o órgão.

Documentos exigidos

No caso do participante que teve a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 reprovada pelo Inep, é necessário enviar a documentação que comprove a situação de solicitação, conforme listado no anexo II do edital.

Em relação à justificativa da ausência, o participante precisa observar a opção escolhida como motivo da falta, conforme anexo I do edital, e anexar a documentação correspondente.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895