CEEM FGV completa 25 anos com novos desafios e expansão para Santa Catarina

CEEM FGV completa 25 anos com novos desafios e expansão para Santa Catarina

Escola de negócios lança cursos no formato blended e abre duas novas operações no norte catarinense

Correio do Povo

CEEM foi escolhido para instalar unidades da instituição nas cidades de Joinville e Blumenau, no Norte catarinense

publicidade

O Centro de Ensino Empresarial (CEEM) iniciou as atividades em Caxias do Sul em 17 de outubro de 1996 com a missão de trazer um ensino executivo de excelência para a região da Serra Gaúcha, e para isso foi buscar convênio com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Ao chegar aos 25 anos, assume um novo e importante desafio: levar a escola de negócios para o estado de Santa Catarina. Rankiado nove vezes entre as melhores conveniadas da FGV no país, o CEEM foi escolhido para instalar unidades da instituição nas cidades de Joinville e Blumenau. Já iniciou a estruturação das duas novas operações, que em um primeiro momento devem ocupar ambientes compartilhados em centros tecnológicos e de inovação catarinenses. A previsão é iniciar as aulas nas duas praças em março de 2022 e a partir de 2023 ter sede e estrutura próprias nas duas cidades.

Outra novidade que a escola de negócios anuncia nos seus 25 anos é o lançamento de cursos no formato blended, que terão 50% das aulas presenciais e 50% ao vivo transmitidas por webconferência via plataforma Zoom. O formato blended incorpora o aprendizado que se gerou na pandemia combinando encontros presenciais com aulas ao vivo por webconferência e atividades on-line, o que propicia inúmeros ganhos aos alunos: o uso dessa tecnologia reduz a necessidade de deslocamentos, amplia os horizontes, traz mais versatilidade e um universo de possibilidades de aprendizagem. As aulas por webconferência irão oferecer approach teórico e trazer o assunto para o debate, com a possibilidade de mais de um professor em aula para trazer ao aluno diferentes perspectivas, além da participação de grandes executivos e painelistas de todo país e do exterior para estudos de casos e compartilhamento de vivências e experiências com os alunos. Já as aulas presenciais irão complementar os conhecimentos teóricos e permitir networking. O formato blended será implantado inicialmente nas duas operações de Santa Catarina administradas pelo CEEM FGV.

25 anos de excelência

O CEEM FGV oferece cursos presenciais e no formato on-line de curta e média duração, MBA, pós-graduação e programas internacionais. Nestes 25 anos, formou mais de 13 mil alunos em cursos presenciais, sendo aproximadamente 6 mil de curta duração e mais de 7 mil em pós-graduação e MBA. Além disso, perto de mil alunos já concluíram cursos on-line na instituição. O CEEM é a única conveniada da FGV no Brasil com certificação ISO 9001:2015 (desde 2008) e uma das poucas entre as 40 conveniadas no país com atuação e presença em três estados da federação: Rio Grande do Sul, com unidades em Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Santa Maria; Mato Grosso do Sul, com operação em Campo Grande; e agora também em Santa Catarina, com as escolas de Joinville e Blumenau.

Fundado e comandado pelos economistas Alexander Messias e Rodolfo Maggi, o CEEM FGV conta com uma equipe qualificada formada por funcionários com mais de 10 e 15 anos de empresa. Ao desafio da expansão para um novo estado se somam os desafios das transformações decorrentes dos tempos atuais e provocadas pela pandemia.

“Quando iniciamos em Caxias do Sul, há 25 anos, percebemos a necessidade de ter um ensino executivo de excelência na região. Era um momento de mudanças e que demandava um serviço de alta qualidade e ensino de excelência. Daqui para a frente vemos esse propósito como muito pertinente para dar conta do processo de mudanças que está acelerado e exige que as pessoas estejam conectadas com o novo momento”, destaca o diretor Rodolfo Maggi, reafirmando que a escola de negócios continua vendo hoje esse propósito como bastante promissor. “Santa Catarina tem outro mindset e temos um desafio gigante de atender uma região muito promissora para o Brasil. Nossa felicidade é que a FGV continua se renovando e se reinventando para dar conta desse processo de transformações e mudanças”, complementa.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895