Participantes relatam expectativas pelo segundo dia do Enem em Porto Alegre

Participantes relatam expectativas pelo segundo dia do Enem em Porto Alegre

Segundo dia de provas neste domingo testa conhecimentos de ciências da natureza e matemática

Felipe Faleiro

Câmpus da PUCRS lotou neste domingo de estudantes para realizar segundo dia de testes

publicidade

Os locais de prova do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 lotaram em Porto Alegre neste domingo de estudantes que realizaram os testes de ciências da natureza e matemática. No câmpus da PUCRS, no bairro Partenon, houve intensa movimentação de alunos, pais, responsáveis e representantes de diversas instituições de ensino. O trânsito de veículos ficou complicado no entorno da avenida Ipiranga, e agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) controlavam o fluxo.

Entre os participantes, havia a expectativa da realização de uma boa prova. O jovem Jhedder Raicher, morador do bairro Menino Deus, aguardava entrar em um dos prédios da universidade para realizar o teste ao lado da mãe, a técnica em enfermagem Glacimara Trindade. Ele disse ainda não saber para qual área gostaria de ingressar no ensino superior. “Quero ver após saber do desempenho da prova. A gente sempre fica um pouco ansioso antes de iniciar”, relatou ele, acrescentando que achou “razoável” a primeira parte do Enem, na semana passada, quando houve as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.

O grupo de amigos e colegas de sala de aula formado por Artur Terra, João Duarte e Lucas Santos, que moram no bairro Bela Vista, relataram que gostariam= de ingressar nos cursos de Economia, Administração de Empresas e Engenharia de Produção, respectivamente. “Queremos ver como vamos nos sair. Estudamos um pouco e queremos ter esta experiência de realizar a prova”, comentou Artur, que faria pela primeira vez.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo teste, Porto Alegre teve 23.875 pessoas inscritas no Enem 2023, o maior contingente do estado, mais do que o dobro de Pelotas, o segundo colocado, com pouco mais de 10 mil inscritos. A Prefeitura da Capital liberou o uso do cartão Tri pelos estudantes, com isenção correspondente à categoria de cada usuário. Linhas do transporte coletivo foram ampliadas, e outras especiais foram ativadas, como a E95 - Eventual Concurso Fapa, operada pela empresa Via Leste.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895