Celebração Farroupilha mobiliza escolas e alunos

Celebração Farroupilha mobiliza escolas e alunos

Variadas atividades pedagógicas promovem conhecimentos e estudos sobre a cultura gaúcha, em programação escolar que diverte e ensina

Correio do Povo

Apresentações artísticas integraram as ações da Escola da URI/Erechim

publicidade

A data Farroupilha, comemorada neste 20/9, incentiva estudos e atividades escolares sobre a cultura gaúcha. A Escola de Aplicação Feevale, em Novo Hamburgo, realizará o “Desafio Piquete da Diversidade Cultural”. O evento anual integra seus alunos para refletir sobre formação e diversidade da população no RS. E, desde agosto deste ano, os ciclos de aprendizagem promovem ações escolares semanais.

Neste 21/9, no Desafio, os estudantes construirão piquetes no pátio, onde apresentarão os resultados de pesquisas e produções relacionadas a etnias, que foram feitas e aprofundadas nesse período. E compartilharão as descobertas sobre elementos culturais e históricos, gastronomia, brincadeiras, jogos, músicas e danças típicas.

O professor Éverton Henrique Cerri, um dos organizadores do trabalho, explica que a proposta explora o processo de construção do povo gaúcho em suas diferentes manifestações, buscando as contribuições e heranças culturais das principais etnias que formam o RS.

Em Erechim, alunos da Escola da URI ampliaram conhecimentos e celebraram a Semana Farroupilha, com atividades como música, dança, poesia ou roda de chimarrão. Foram promovidas manifestações através de pilcha, Hino Rio-Grandense ou difusão de costumes tradicionalistas e símbolos gaúchos. Também ocorreram apresentações artísticas dos CTGs Sentinela da Querência e Farroupilha; apresentação de alunos, com gaita e violão; declamação de poesias; e almoço coletivo, em iniciativas de valorização das tradições gaúchas, trabalho coletivo, arte e companheirismo.

No Estado, diversos municípios desenvolvem programações culturais, como Esteio ou Canoas.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895