Ministério da Justiça reconhece situação de emergência em segurança nas escolas

Ministério da Justiça reconhece situação de emergência em segurança nas escolas

Fundo Nacional de Segurança anuncia repasse adicional para os estados fortalecerem ações

Correio do Povo

Serviço atuará também na produção de estudo, levantamento e mapeamento de ocorrências

publicidade

A situação de emergência em segurança pública nas comunidades escolares foi reconhecida pelo Ministério da Justiça. Por meio de Portaria – publicada na quarta-feira (3/5), no Diário Oficial da União –, o governo federal busca ampliar o apoio a providências no setor, em razão dos recentes casos de violência nas escolas.

A publicação indica a destinação de R$ 3 milhões adicionais por ente federativo. A transferência será por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública aos estados e ao Distrito Federal. Os planos de aplicação desses recursos devem ser apresentados à Secretaria Nacional de Segurança Pública; e ainda precisam estar vinculados ao eixo ligado ao “Fortalecimento das Instituições de Segurança Pública”.

Essas decisões consideram a situação de violência nas escolas excepcional, motivando a edição do Decreto 11.469 (5/4/23); e prevendo (art. 11) que “o Ministério da Justiça e Segurança Pública instituirá programa de apoio à constituição e à capacitação de rondas escolares e órgãos similares, no âmbito das polícias estaduais e guardas municipais”.

A segurança nas escolas também foi tema de audiência da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. No encontro, o Ministério da Educação apresentou ações de promoção de segurança escolar em andamento, e defendeu o diálogo como forma de combate. E a Comissão ouviu parlamentares, representantes de entidades escolares e redes sociais, para debater políticas de prevenção e repressão da violência nas escolas.


Providências

  • Ministério da Justiça: A Portaria (em 3/5) reconhece a situação de emergência em segurança pública escolar no país.
  • Ministério da Educação: O MEC lançou, no último mês, a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”. A publicação, que visa orientar a comunidade escolar, está disponível digitalmente para acesso.
  • Câmara dos Deputados: A Comissão de Segurança Pública promoveu, neste mês (em 2/5), audiência para tratar sobre a segurança nas escolas.
     



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895