Fonte de energia solar como produto de mercado
Empreendedora do bairro Restinga já trabalhava com construção há 15 anos quando decidiu investir
publicidade
Já no mercado da construção civil há 15 anos, Fernanda Hostyn fundou, em parceria com o companheiro Josiel Vieira, a empresa Ampliar Luz e Lar, focada em fonte solar de energia. “Já trabalhávamos com elétrica e o mercado de energia fotovoltaica estava em crescimento no Brasil”, conta Hostyn. Ela se formou eletricista de sistemas de energias renováveis e ele, instalador fotovoltaico. O formato atual do negócio tem dois anos, em que prestam serviços de obras, reformas, instalação de sistema de energia solar e limpeza de painéis.
“Empreender não é fácil, mas quando me tornei mãe, optei por educar meus filhos na primeira infância. Quando cresceram, senti dificuldade de voltar ao mercado de trabalho”, lembra quando tomou a decisão de abrir a empresa. “Eu fico responsável por toda parte fotovoltaica, exceto a instalação, além de notas, atendimento ao cliente, redes sociais, consultorias, compra dos kits, equipamentos e vistoria”, complementa.
Os primeiros clientes foram do bairro Restinga, em Porto Alegre, onde o empreendimento foi idealizado. Com o passar do tempo, a demanda foi crescendo e hoje a Ampliar Luz e Lar já atende toda a cidade, além de Região Metropolitana e Litoral Norte. “Temos o desejo de expandir para todo Rio Grande do Sul”, projeta Hostyn. Atualmente, há 20 clientes fixos atendidos para reparos, reformas e manutenções. Uma equipe de colaboradores dá suporte eventualmente no trabalho do dia a dia.
‘Talk’ Fecomércio
Janaína Flack, coordenadora do Programa de Experiência do Cliente do Sesi-RS, é a convidada do Lab Talk, no Lab Fecomércio-RS. O tema “Que raios é esse negócio de CX?!” será debatido às 10h desta quinta na Rua Fecomércio, 101, 2º andar, bairro Anchieta, com transmissão pelo YouTube da Fecomércio. Mais detalhes estão no endereço.
Cyber Academy
A Febraban informa que, por questões técnicas, as pré-inscrições ao Cyber Academy foram reabertas. Quem já tinha pré-inscrição deve refazê-la até dia 22, ou quando o limite for atingido, no link. As aulas gratuitas ocorrerão de 4 a 15 de dezembro. Há 5 mil vagas para alunos de cursos de computação, sistemas e outros ligados à segurança cibernética