95 anos da Federasul são homenageados na Câmara dos Deputados

95 anos da Federasul são homenageados na Câmara dos Deputados

Sessão solene teve a presença do presidente da entidade, Anderson Trautman Cardoso, além de parlamentares

Felipe Faleiro

Cardoso discursou no plenário e disse que entidade é "voz forte em defesa do setor produtivo"

publicidade

A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) foi homenageada nesta terça-feira em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília, por ocasião da passagem de seus 95 anos, celebrada no último dia 28 de outubro. A cerimônia teve a presença do presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, do vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Itamar Manso Maciel Junior, e demais autoridades.

A proposição foi do parlamentar gaúcho Pedro Westphalen, que iniciou lendo uma carta do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, enaltecendo a trajetória quase centenária da Federasul, fundada em 1927, no município de Bagé, e que conta atualmente com mais de 160 entidades filiadas, somando aproximadamente 80 mil empresas. “Além da contribuição para o desenvolvimento do potencial econômico do Estado, é digno de nota a atuação política da federação, este seu compromisso cívico com o Rio Grande e com o Brasil”, relatou o deputado, citando Lira.

Para o presidente da Câmara dos Deputados, a Federasul é “precioso patrimônio do Rio Grande do Sul”. Cardoso ainda foi cumprimentado por Lira, dizendo que o presidente da entidade tem “olhar atento as demandas do nosso tempo”, e sua gestão tem feito “aposta certeira na inovação”. Na sequência, Itamar parabenizou a entidade gaúcha, “não apenas pelas muitas conquistas que foram alcançadas até aqui”, discursou ele, “mas também pela visão que a entidade tem para os negócios do futuro”. “Tenho absoluta certeza de que os gaúchos estão muito bem representados”, disse Itamar.

Cardoso, por sua vez, disse que o momento “ficará gravado na história quase centenária” da Federasul, e relatou brevemente a história da federação. “Há 95 anos, um grupo de pioneiros empreendedores gaúchos tomou uma decisão inovadora. Eles decidiram unir-se para solucionarem juntos problemas que impactavam o desenvolvimento dos seus negócios”, comentou. “Somos uma voz forte em defesa do setor produtivo, atuante na defesa do empreendedorismo e na defesa da livre iniciativa e da economia de mercado.”

O deputado estadual Giuseppe Riesgo, presente à sessão, representando o presidente da Assembleia, Valdeci Oliveira, afirmou que a homenagem foi “justa e merecida”. “A federação teve coragem de enfrentar um governo, de enfrentar toda uma tentativa de fazer com que a população pagasse mais impostos, e conseguiu aquilo que se imaginava. A Federasul é uma das entidades que mais influencia o debate público no Rio Grande do Sul”, afirmou, cumprimentando Cardoso e o futuro presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, que assume em janeiro.

Já o senador Luis Carlos Heinze, que também discursou no plenário da Câmara, cumprimentou Cardoso e a diretoria da federação, dizendo ter um sentimento de “orgulho” frente a trajetória da Federasul, e relembrou as diversas reuniões para o destravamento de obras de infraestrutura no Rio Grande do Sul, bem como reforçou o “empenho” por questões tributárias em que a federação foi atuante ao longo dos anos.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895