Federasul encerra congresso reafirmando sua aposta na inovação

Federasul encerra congresso reafirmando sua aposta na inovação

Evento reuniu mais de 200 líderes empreendedores neste fim de semana em Gramado

Correio do Povo

Evento reuniu mais de 200 líderes empreendedores neste fim de semana em Gramado

publicidade

Com o olhar bem à frente, nas comemorações de seus 95 anos, a Federasul reuniu, em Gramado, neste final de semana, mais de 200 líderes empreendedores para falar sobre futuro. Da micro, pequena a grande empresa, a entidade representa 80 mil negócios dos mais variados setores.

Por essa razão, vem antecipando informações sobre inovação porque acredita que não há outra saída, a não ser inovar, para sobreviver. O 18º Congresso, portanto, seguiu por esse caminho, explica o presidente Anderson Trautman Cardoso: o da inovação como caminho para o desenvolvimento. “Ela capilariza-se Rio Grande afora, com diferentes iniciativas na indústria, comércio, sérvios e também em órgãos públicos”, destacou.

Batizado com o slogan dos 95 anos, “Por Futuros Inovadores”, o Congresso Federasul trouxe para o palco da programação nomes como Pedro Valério, do Instituto Caldeira, Camila Brasiliense, da IBM, Rafael Bechelin, especialista em cidades do futuro, que mostraram o mundo do futuro e as ações que já estão acontecendo (a escassez sobre talentos chamou a atenção da plateia e apenas para as empresas fundadoras do Instituto, faltam 5 mil talentos na área de tecnologia).

No quesito gestão, José Galló das Lojas Renner e as consultorias Spencer Stuarts e Caccuri Evolving Leaders, mostraram como serão as lideranças que estão em transformação. A humildade, a simplicidade e a comunicação, por exemplo, são regras para o novo líder.         

No centro de tudo estão as pessoas e é para elas que se faz necessário pensar e agir. Também foi esse o tom político do evento, com a participação dos deputados Marcel van Hattem e Any Ortiz que esperam um Congresso responsável para o próximo ano e posicionamentos firmes das entidades de classe empresarial.    

As regras para o novo mundo, pontuado pela inovação, estão postas. CEOs do AGI e da Nelogica, Marciano Testa e Marcos Boschetti, respectivamente, falaram como já estão praticando e reafirmaram a necessidade de uma educação digital. Também o economista Aod Cunha enfatizou o futuro e disse que  a área com o envelhecimento da população o desafio adicional será a produtividade para o crescimento econômico de longo prazo.

E no encerramento, que trouxe o olhar do futuro vice-governador, Gabriel Souza, a afirmação de que seguirá na busca do equilíbrio fiscal. E o encerramento do Congresso, feito pela Divisão Jovem, trouxe para o palco o casal Jorge e Maria Elena Johannpeter que, pela primeira vez, juntos, em público, falaram sobre o valor da parceria na vida pessoal e profissional.


 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895