Quase 80% dos proprietários de estabelecimentos com mais de 10 mil hectares são brancos, diz IBGE
Números fazem parte dos dados do estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil
publicidade
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira dados relacionados ao estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. Dentre as discrepâncias existentes entre pessoas brancas, pretas e pardas está a diferença na quantidade de proprietários de estabelecimentos com mais de 10 mil hectares. Conforme o IBGE, quase 80% dos integram este grupo são brancos.
Segundo o Censo Agropecuário 2017, nos estabelecimentos agropecuários onde o produtor era proprietário, quase metade (48,0%) deles eram brancos, enquanto 42,7% eram pardos e 7,9% eram pretos. Quando o produtor não era proprietário, brancos eram 34,5% deles, enquanto pardos (52,1%) e pretos (10,5%) tinham representação maior.
Há uma relação entre a cor ou raça dos produtores e o tamanho das propriedades. Proprietários pretos (13,7%) e pardos (58,0%), somados, são ampla maioria entre aqueles que têm estabelecimento com menos de um hectare. Já entre os proprietários de estabelecimentos com mais de 10 mil hectares, os brancos representavam 79,1% ante 17,4% dos pardos e 1,6% dos pretos.
“Entre os menores estabelecimentos, predominam os proprietários pardos e, conforme vamos passando para os estabelecimentos de maior área, vai aumentando a proporção da população branca e diminuindo a população preta e parda. Quando chegamos à faixa de estabelecimentos de mais de 10 mil hectares, há uma ampla maioria de produtores de cor ou raça branca”, diz Perez.