Rússia deverá falhar no pagamento de juros pela 1ª vez desde crise de 1998

Rússia deverá falhar no pagamento de juros pela 1ª vez desde crise de 1998

Investidores estrangeiros deveriam ter recebido cupom de bônus nessa quarta-feira

AE

Banco Central da Rússia

publicidade

A Rússia deverá falhar no pagamento de juros sobre bônus detidos por investidores estrangeiros pela primeira vez desde a crise local de 1998. Os detentores de bônus do governo russo para 2024 e denominados em rublos deveriam receber nesta quinta-feira um cupom que venceu nessa quarta-feira. Investidores na Europa que compraram o bônus disseram não ter recebido qualquer notificação de que o pagamento seria providenciado.

O Depositário de Liquidação Nacional da Rússia informou que o Ministério de Finanças enviou o pagamento dos juros, como de costume. Em circunstâncias normais, o órgão transferiria o valor para as contas dos investidores com pagamento previsto para o dia seguinte. No entanto, em função da retaliação de Moscou a sanções impostas pelo Ocidente por causa da invasão da Ucrânia por forças russas, o dinheiro está bloqueado, criando as condições para o primeiro calote da Rússia em mais de duas décadas.

Nesta semana, o banco central russo impediu depositários e cartórios de fazer pagamentos a clientes estrangeiros. A última vez em que a Rússia não honrou um pagamento de bônus foi em agosto de 1998.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895