Gerdau inaugura investimento de R$ 200 milhões em unidade de Sapucaia do Sul
Modernização da unidade de aços longos Riograndense gerou 400 empregos diretos e indiretos
publicidade
A Gerdau inaugurou nesta terça-feira ,12, os investimentos realizados para a modernização e reforma da aciaria da unidade de aços longos Riograndense, em Sapucaia do Sul, como parte de um novo ciclo de crescimento sustentável da companhia. O investimento de R$ 200 milhões teve como objetivo a modernização das instalações da aciaria; implementação de melhorias na jornada de transformação digital e indústria 4.0; aprimoramento das condições ambientais e de segurança no processo de produção do aço; e a modernização do sistema de despoeiramento. Dentro deste processo, foram gerados mais de 400 empregos diretos e indiretos.
O vice-presidente da Gerdau, Rubens Pereira, destacou que a empresa segue investindo no Rio Grande do Sul, onde a empresa iniciou sua trajetória na indústria siderúrgica há 123 anos. Para Pereira, o investimento representa um salto de modernização muito importante.
“Ela trouxe um investimento não só em equipamento, mas trouxe também investimento em digitalização, em indústria 4.0, trazendo mais tecnologia, deixando nossos processos mais eficientes e seguros e ainda melhor do ponto de vista ambiental. Daqui para frente a Gerdau continuará acreditando no Brasil e no desenvolvimento do País e por isso vai seguir investindo em diversas usinas que tem espalhadas pelo território nacional. Pode-se esperar da Gerdau presença e compromisso com o Brasil”, pontuou Pereira.
Para o vice-presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, a inauguração marca um dos maiores investimentos da história da planta, que celebra 66 anos em 2023, e reforça o compromisso da Gerdau com o Estado desde sua fundação.
“A modernização da Riograndense a prepara para seguir atendendo à demanda futura por aço dos nossos clientes em todo o Brasil. Este investimento também reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Estado, baseado em pilares estratégicos como a inovação e a sustentabilidade.” Segundo ele, investimentos geram emprego, renda e modernização. “É com muito orgulho que estamos fazendo este investimento para mantê-la jovem, moderna e competitiva. O nosso compromisso é sempre a longo prazo e trabalhamos com a economia circular e com a preocupação com o meio ambiente. Nossa aciaria utiliza como matéria-prima a sucata, transformando-a em produtos que agregam valor à sociedade.”
O governador Eduardo Leite, que também participou da cerimônia de inauguração, ressaltou que a Gerdau é exemplo da pujança da indústria gaúcha e que novo investimento deverá contribuir para elevar a produção do aço nacional a um novo patamar tecnológico e de qualidade. "Para o Estado, é uma enorme satisfação constatar que nossos esforços em propiciar um ambiente com melhores condições de competitividade encorajam investimentos privados dessa magnitude. Somos felizes de ter esta empresa tocando e impactando na vida de tantas pessoas, diante dos números apresentados, gerando emprego e renda.”
Leite afirmou que o empreendedorismo está no DNA dos gaúchos. “O papel do Governo é dar espaço e gerar condições para que se tenha formação de mão de obra, segurança e infraestrutura. O Estado deve oportunizar ao cidadão condições para empreender. Este é nosso papel.”
A unidade Riograndense
Com 1,2 mil colaboradores, a unidade Riograndense possui capacidade anual de produção de aço bruto de 450 mil toneladas e de 495 mil toneladas de produtos acabados, incluindo vergalhão, fio-máquina, barras, trefilados e pregos. A planta produz aços longos com uma matriz 100% reciclável, tendo a sucata metálica como matéria-prima, o que torna o aço produzido na usina um produto com uma baixa emissão de carbono.