Engenheiros do Ano 2023 são agraciados nesta segunda-feira

Engenheiros do Ano 2023 são agraciados nesta segunda-feira

A categoria conheceu os homenageados em um evento realizado na sede social Acampamento do Engenheiro.

Vitória Fagundes

E/D Nelson Kalil Moussallel, diretor da Sergs, Luciano Faustino Da Silva Dir. Geral Do Daer, Claudio Teitelbaum Presidente da Sinduscon-RS, Walter Lídio Nunes, Presidente da Sergs e engenheiro Luiz Antonio Borges Germano Da Silva

publicidade

Ocorreu nesta segunda-feira a entrega da Láurea de Engenheiro do Ano, pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs). O evento reconhece profissionais que se destacam no exercício de sua profissão. A categoria conheceu os homenageados da 38ª edição, em um evento realizado na sede social Acampamento do Engenheiro, na zona Sul de Porto Alegre, com a presença de autoridades públicas, empresários e representantes do executivo municipal.

A escolha dos vencedores é feita a partir dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos, com base na relevância de se pensar nas próximas gerações de engenheiros. "Com esse prêmio, pretendemos apresentar para sociedade exemplos de engenheiros que, pela sua história e sua contribuição pra sociedade, tanto na área pública, quanto na área privada, significam exemplo e modelo. Precisamos valorizar a engenharia por meio desses exemplos. Essas pessoas que estão sendo homenageadas simbolizam exatamente isso", destaca o presidente da Sergs, Walter Lídio Nunes.

Pela área privada, o engenheiro civil Claudio Teitelbaum, presidente do Sinduscon-RS e, pela área pública, o engenheiro civil Luciano Faustino da Silva, diretor geral do Daer. E homenagem especial ao coordenador da comissão de meio ambiente da Sergs, engenheiro metalúrgico Luiz Antônio Borges Germano da Silva.

O engenheiro metalúrgico Luiz Antônio Borges Germano da Silva ficou supresso e feliz ao receber a notícia. "Olha, pra mim foi uma surpresa. Fui surpreendido com essa homenagem que eu fiquei muito feliz. Eu acho que corrobora todos esses anos de colaboração com a Sociedade de Engenharia. E tenho o prazer de dizer que sou o primeiro engenheiro metalúrgico a ganhar o prêmio. Nunca um engenheiro metalúrgico tinha ganho esse prêmio. Fiquei muito feliz e dedico aos meus colegas da engenharia metalúrgica. Lúdica essa distinção", destaca. 

Pela área privada, o engenheiro civil Claudio Teitelbaum, ressalta que o prêmio valoriza a classe da engenharia. "É um agradecimento grande pela sociedade de engenharia em reconhecer o trabalho. Quando a gente é reconhecido pelos pares, eu acho que é um reconhecimento ainda maior. É um senso de responsabilidade também por poder se sentir mais motivado pra realizar também novos feitos". 

Pela área pública, o engenheiro civil Luciano Faustino da Silva, diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) destaca quereceber o reconhecimento da Sociedade de Engenharia e representar o Daer é um sonho concretizado. "É uma honra, um sonho receber esse prêmio aqui, porque a gente que está nessa área da engenharia é um mundo bem pequeno, todo mundo se conhece, então receber esse prêmio ainda mais, com a minha idade, que eu tenho 38 anos é motivador. Foi um grande desafio poder assumir a direção geral do Daer e receber esse prêmio por conta do trabalho que eu realizei lá na direção do Daer", enfatiza. 

A Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agrônomos, Nanci Walter, ressalta que a entidade é percussora do CREA-RS. "Ela tem três anos mais que o Conselho Regional de Engenharia. Foi por causa do movimento das sergas que existe o Conselho. E pra mim, sempre que eu volto aqui tenho uma memória afetiva  da Sociedade de Engenharia. Aqui a gente tem de ex-reitores, de um setor da construção civil, a gente tem a parte da academia, a gente tem a parte pública muito forte, ou seja, quem vem da sociedade de engenharia e vem beber direto à fonte do conhecimento, a Sergs", declarou. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895