Leonardo Busatto toma posse como diretor de Planejamento do BRDE, com foco em inovação e PPPs
O economista, que é ex-secretário da Fazenda do RS, também afirmou que dará atenção à captação de recursos
publicidade
Tomou posse, nesta segunda-feira, como diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) Leonardo Maranhão Busatto. O economista afirmou que seus principais compromissos serão investir em inovação, na captação de recursos e em parcerias público-privadas, as PPPs.
Busatto, que é ex-secretário estadual da Fazenda, classificou as PPPs como compromisso do atual governo do Estado. “Já não é mais uma discussão ideológica, é o caminho que o setor público tem que avançar: através das parcerias público-privadas”, declarou.
Segundo o novo diretor do BRDE, há tratativas para que esse modelo de serviço seja utilizado em parques, atrativos turísticos, saneamento, entre outras áreas, para além da iluminação pública, que já possui PPPs encaminhadas em Santa Maria, Sapiranga e Santa Cruz do Sul.
Busatto ainda projetou um futuro de investimentos do BRDE, considerando a redução na taxa de juros e as fontes externas de recursos do banco. “Acho que em médio a longo prazo a gente vai ter condições de financiar ainda mais, com recursos ainda mais baratos, o desenvolvimento econômico e social da região Sul.
Inovação
A cerimônia de posse contou com o diretor-presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing. “Essa marca da inovação continua sendo uma das principais características e tem feito essa instituição superar todos os desafios e contribuir tanto com a nossa região em seu desenvolvimento”, disse Kleinübing.
Busatto, que já vem atuando em áreas técnicas há duas semanas, desde sua aprovação pelo Banco Central, também destacou a inovação. Ele afirmou que pretende manter os investimento em startups, como o BRDE Labs e também o aporte de recursos em fundos nesse setor. “O banco tem capacidade financeira de fazer isso, tem equipe técnica e o nosso desafio é manter essa trajetória expandindo ainda mais”, garantiu o economista.
Também participaram da posse, o vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo. Ambos parabenizaram o novo diretor e saudaram Otomar Vivian, também presente, que deixou o cargo.