BNDES lança edital com Eneva para seleção de projetos de restauração ecológica na Amazônia
Projeto Floresta Viva prevê investimentos de R$ 700 milhões em sete anos
publicidade
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou que lançará nesta quarta-feira (5) junto com a empresa de energia Eneva um edital para seleção de projetos de restauração ecológica na Amazônia, no âmbito da iniciativa Floresta Viva.
O Floresta Viva é uma iniciativa conjunta firmada entre o banco de fomento, governos e empresas privadas para implementar projetos de restauração ecológica com espécies nativas e sistemas agroflorestais nos biomas brasileiros. O projeto prevê uma meta de investimento de R$ 700 milhões em sete anos.
Os detalhes serão divulgados nesta manhã em evento no Museu da Amazônia, em Manaus, com a participação da diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, e da diretora de ESG da Eneva, Anita Baggio. Estão previstas também na cerimônia as presenças do superintendente de Programas do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Manoel Serrão, da secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente, Rita Mesquita, e do secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira.
O Funbio, entidade sem fins lucrativos com experiência em gestão financeira de projetos ambientais, foi selecionado via edital como o "responsável pela organização das chamadas públicas de projetos de restauração ecológica e também terá a atribuição de receber os recursos do BNDES e de outras instituições e repassá-los aos projetos selecionados, bem como acompanhar as atividades e resultados", aponta o portal do banco de fomento.