Conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência é tema de encontro em Porto Alegre

Conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência é tema de encontro em Porto Alegre

Evento é promovido pela Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara de Vereadores

Correio do Povo

“A Roda da Inclusão – Rompendo Barreiras” ocorreu nesta sexta-feira em Porto Alegre

publicidade

Os desafios enfrentados por pessoas que lutam por acessibilidade e contra o preconceito foram tema do encontro “A Roda da Inclusão – Rompendo Barreiras”, nesta sexta-feira, promovido pela Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O evento, alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no sábado, dia 3, tem como objetivo a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Presidente da Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o vereador Alvoni Medina afirmou que a ideia de reunir especialistas visa dar visibilidade a essas pessoas, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar restaurantes, lojas e até mesmo serviços públicos. “A população tem muito a aprender a respeito das várias deficiências que temos, de pessoas com nanismo, com altas habilidades, doenças raras. A gente vê que nosso país ainda está engatinhando nesse sentido”, afirmou.

Ao destacar a importância de políticas públicas voltadas a esses públicos, Medina ressaltou que muitas pessoas que têm filhos com autismo são alvo de preconceitos. “As pessoa que lutam pelos direitos do seu filho não são pessoas invisíveis”, completou. Para Medina, a sociedade não pode tratar essas pessoas de maneira diferente. Falta na cidade um olhar de secretários, do prefeito, do governador e do governo Federal para produzir campanhas de conscientização”, sustentou.

A jornalista Isabel Ferrari, mãe atípica de João Pedro, um menino autista de 12 anos foi uma das palestrantes do evento, que também contou com a participação da empresária Flávia Berti Hoffmann, que atua no setor livreiro; da advogada Ana Paula Foltz, da educadora social Vélvit Severo, representante da Associação Nanismo Brasil (ANNABRA-RS) e idealizadora da Cartilha Escola Para Todos Nanismo; de Cristina I. Cagliari, biomédica, doutora em infectologia na UNIFESP, consultoria científica em Doenças Raras.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895