Cidades

Patrocinio

Oktoberfest de Igrejinha deve receber 225 mil visitantes

Festa ocorre entre 14 e 23 de outubro

Corte da festa é composta pela rainha, Raíssa Mirella Schäfere, pelas princesas, Lara Luiza Kunst e Thaís Chaiane Volz Wiebling
Corte da festa é composta pela rainha, Raíssa Mirella Schäfere, pelas princesas, Lara Luiza Kunst e Thaís Chaiane Volz Wiebling Foto por: Guilherme Almeida

A 33ª Oktoberfest de Igrejinha começa em 14 de outubro com uma programação variada. Considerada a maior festa comunitária do Brasil, a atração – que se encerra em 23 de outubro – promete reunir 225 mil visitantes durante dez dias de shows e espetáculos no Parque de Eventos Almiro Grings (Parque da Oktoberfest). Além de valorizar diferentes culturas, a festa terá uma novidade: a Noite Cultural – Oktober Dança. O objetivo é resgatar os primeiros anos de festa, com apresentações de grupos de dança alemã, CTGs, danças modernas e grupo de patinação.

A rainha da 33ª Oktoberfest, Raíssa Mirella Schäfer, destaca que a programação conta com uma série de shows, como da dupla Maiara e Maraisa e de Dilsinho, “além de muito chope gelado e bandinhas típicas”. “A nossa programação é toda pensada para todos os públicos e para todas as idades”, explica, ressaltando as atividades previstas para crianças, idosos e pessoas com deficiência. “É algo muito especial, porque isso contempla todas as pessoas e faz com que todos se sintam bem-vindos na nossa festa”, completa, em visita ao Correio do Povo.

Acompanhada das princesas da 33ª Oktoberfest, Lara Luiza Kunst e Thaís Chaiane Volz Wiebling, Raíssa afirma que o objetivo da festa é fazer com que todos se sintam bem-vindos. “É uma festa cultural alemã, mas nós sabemos que todas as culturas se entrelaçam e que todas as tradições fazem parte uma das outras. Então é exatamente isso que a gente quer fazer, quer trazer o público para dentro da nossa festa e mostrar que, acima de tudo, o voluntariado tem um brilho essencial dentro da nossa festa”, lembra.

Thaís explica que, durante os dez dias de festa, o público poderá acessar o parque de forma gratuita em dias e horários específicos, como aos sábados, do meio-dia às 16h30. “E nos domingos também. Até o meio-dia, o acesso é gratuito”, alerta.

Segundo o presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest (Amifest), Tiago Itamar Petry, a retomada do evento – após quase três suspenso por conta da pandemia – representa a volta da alergia ao parque. “A gente se privou de várias coisas, dos abraços e da companhia das pessoas que a gente gosta e a nossa festa ela tem esse caráter da alegria, da festa. Para nós é muito importante essa retomada, principalmente pela festa de cunho solidário, toda ela realizada por voluntários, aonde o repasse, o resultado da festa de cada edição é repassado para as entidades da região do Vale do Paranhana”, ressalta. Em 2019, conforme Petry, um hospital da cidade recebeu R$ 700 mil. “A gente sabe o quanto isso impacta”, observa. Naquela edição, cerca de 190 mil pessoas participaram da festa.

O vice-presidente da 33ª Oktoberfest, Marcelo Kunst, acrescenta que um espaço dentro do parque oferecerá open bar, com cobrança de ingresso a parte. “Sempre tivemos eventos externos ao parque em que turmas de amigos se juntam para comemorar antes da Oktoberfest e fazem um 'aquece' para ir para a festa mais tarde. Então, esse ano a gente trouxe essa alegria de fora do parque para dentro, com um pavilhão separado para esse evento”, explica.

Veja Também