Prefeitura de Montenegro quer instalar internet grátis em 27 espaços públicos
Entre os pontos selecionados, praças serão prioridade
publicidade
A Prefeitura de Montenegro publicou nesta terça-feira o edital de chamamento para empresas interessadas em fornecer internet gratuita, com tecnologia wi-fi, em 27 espaços públicos da cidade. Como contrapartida, elas poderão usar os locais para publicidade de seus negócios. O objetivo é a inclusão digital, pois de acordo com a Administração municipal, cada vez mais a rede é fundamental na pesquisa de informações e na realização de procedimentos que vão do acesso a documentos oficiais até movimentações bancárias.
De acordo com o secretário municipal de Gestão e Planejamento, Rafael da Cruz, a Lei Federal nº 12.965, de 23 de abril de 2014, estabelece que o acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania, à busca da informação, do conhecimento e à participação na vida cultural e na condução dos assuntos públicos. “Nossa proposta é oferecer o serviço sem custos aos contribuintes. As empresas, como contrapartida, terão excelentes vitrines para divulgar serviços e marcas”, explica.
Entre os 27 pontos selecionados, foi dada prioridade às praças. “Queremos beneficiar o maior número de pessoas e, ao mesmo tempo, incentivar o convívio e a urbanidade. As praças são o espaço ideal para isso”, ressalta o prefeito Gustavo Zanatta, que, acompanhado pelo secretário, visitou a Praça Rui Barbosa na manhã desta terça-feira.
A previsão é de que esteja tudo funcionando até o final do ano. Os contratos terão vigência de 12 meses. O credenciamento estará aberto aos interessados, a partir desta terça, pelo período de 20 dias. O edital encontra-se publicado no site da prefeitura e os contatos com o Executivo podem ser feitos pelo telefone (51) 3649-8265.