Inaugurada quarta Sala Maker e segunda Sala de Leitura em Nova Santa Rita
Espaços beneficiam 191 alunos do berçário ao pré dois
publicidade
A Prefeitura de Nova Santa Rita inaugurou, nesta segunda-feira, a quarta Sala Maker e a segunda Sala de Leitura do município na Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire, no bairro Berto Círio. A nova Maker é equipada com máquinas de fabricação digital (impressora 3D), cortadora a laser e plotter de recorte. No modelo destinado aos pequenos, todo mobiliário é adaptado para atender a demanda e a estatura física dos alunos. “Aqui eles serão incentivados a trabalhar a criatividade por meio da aplicação de atividades e projetos interdisciplinares com uso de tecnologia, objetos recicláveis e outros materiais”, disse o prefeito Rodrigo Battistella.
O Movimento Maker, tem como base a cultura do “faça você mesmo”. Sendo assim, os estudantes poderão construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos. “Nesse primeiro contato dos estudantes vimos a emoção ao encontrar o espaço totalmente novo, decorado, pintado e pronto para ser utilizado, com todo material arrumado e à disposição deles. É a educação que transforma, é a educação que garante um futuro melhor para cada um. É isso que queremos disponibilizar para eles”, ressaltou o prefeito. São beneficiados 191 alunos do berçário ao pré dois, que frequentam a instituição em turno integral.
A Sala de Leitura foi criada com o objetivo de incentivar o contato com a leitura e o mundo lúdico dos livros, além de estimular a criatividade. O espaço conta com 100 exemplares infantis que, por meio de uma história em quadrinhos, conversa com os pequenos sobre a importância da leitura e oferece atividades sobre o tema. “Acreditamos que o futuro do nosso País sejam os jovens e crianças. Esse processo depende da leitura, do aprendizado e para termos seres humanos transformadores, independentes e pensantes, precisamos promover acesso ao conhecimento, para que possam ter suas profissões e, com isso, fazerem um país diferente”, expressa o prefeito.
A secretária de Educação e Cultura, Maria Rita Feijó, frisa que serão contempladas, além da Escola 13 de Maio – que teve o primeiro espaço – e a Escola Paulo Freire, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Antônio Alfredo Amorim e Rui Barbosa. “Com certeza, será uma bela ferramenta de apoio à educação nas escolas para os professores, funcionários e voluntários promoverem a leitura e até utilizá-la para armazenar outros livros e materiais pedagógicos”.