Congresso para discutir avanços na área do saneamento básico acontece nesta quinta e sexta em Canela

Congresso para discutir avanços na área do saneamento básico acontece nesta quinta e sexta em Canela

Evento será realizado em Canela, é gratuito e voltado a profissionais da área ambiental e pesquisadores

Fernanda Bassôa

publicidade

O Consórcio Pró-Sinos realiza nesta quinta e sexta-feira, em Canela, o primeiro Congresso de Saneamento Básico. A proposta é discutir caminhos para avançar na área a partir de iniciativas bem-sucedidas em seus quatro eixos: tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem da água da chuva e gestão de resíduos sólidos. O evento é gratuito e voltado a profissionais da área ambiental dos municípios consorciados, além de pesquisadores e interessados no tema.

No primeiro dia, o professor alemão Stephan Treuke apresentará a solução encontrada no processo de revitalização do rio Emscher, um afluente do Reno, localizado na região de Ruhr, na Alemanha, e que tinha alta contaminação ambiental. A recuperação energética de resíduos também será discutida no evento, com a participação da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos. Já entre os cases, estão Maringá (PR), segundo melhor município do país na área de saneamento, e Jundiaí (SP), com o trabalho desenvolvido em gestão de resíduos de construção e demolição.

No segundo dia, haverá um painel com os candidatos a governador do Estado, em que eles apresentarão suas visões a respeito dos desafios na área do saneamento e as propostas. “Mais uma vez, o Pró-Sinos traz para o centro das discussões as demandas relacionadas ao saneamento básico, o foco do trabalho do consórcio”, destaca o presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal. “Temos o desafio da universalização até 2033 e ouvir o que os candidatos pensam a respeito das ações que precisam ser implementadas até lá será de grande importância.”

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895