Municípios do RS divulgam horários e cronogramas para os desfiles de 7 de Setembro
Em algumas cidades, em caso de chuva, o evento será transferido ou até mesmo cancelado
publicidade
Neste ano, o 7 de Setembro marca, não somente os 200 anos desde que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, às margens do Ipiranga, mas também o retorno dos Desfiles Cívicos após o início da pandemia de Covid-19. Nesta quarta-feira, diversos municípios, pelo Brasil, realizarão eventos alusivos em comemoração ao Dia da Independência. No RS não seria diferente.
Em Caxias do Sul, na Serra, o tradicional Desfile da Independência acontece a partir das 9h. O percurso será realizado pela rua Sinimbu, entre as ruas Vereador Mário Pezzi e Garibaldi. O ponto central do ato se dará em frente à Praça Dante Alighieri. Neste ano, o desfile da Independência deve reunir quatro mil pessoas de 42 entidades. A Secretaria de Segurança, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) informa que, em virtude do Desfile Cívico, o trânsito na área central estará parcialmente interrompido das 5h até as 12h30min.
Em Bento Gonçalves, o desfile inicia às 9h, na rua Marechal Floriano seguindo pela rua Marechal Deodoro, no trecho entre as ruas General Osório e Dr. Montaury. No município de Carlos Barbosa o desfile terá a participação de 50 entidades, entre escolas e demais agremiações, contando com a participação de mais de seis mil pessoas. O evento terá início às 9h, com a concentração acontecendo na rua Júlio de Castilhos.
Em Garibaldi, o desfile inicia às 8h, na avenida Rio Branco, com a participação de 39 entidades. Em caso de mau tempo, o desfile será transferido para o dia 11 de setembro. Na cidade de Flores da Cunha, o desfile está marcado para acontecer a partir das 14h, na rua Borges de Medeiros. Em caso de mau tempo, o ato será transferido para o dia 11 de setembro.
Já em Farroupilha, ainda na Serra, a prefeitura decidiu cancelar o ato em função da previsão do tempo, que indica chuva para a hora do desfile que estava prevista para iniciar às 8h30min, na rua Pena de Moraes.
A cidade de São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, o desfile, que começa às 8h30min, com a participação de bandas marciais, escolas e entidades do município, num total de 41 instituições. Estarão presentes a banda da Escola Municipal Dr. Alberto Pasqualini, a Banda Marcial do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí, que desfilará pela primeira vez, além da participação da Banda Marcial Juliana, da Escola Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre.
Neste ano o tema nacional do desfile faz homenagem ao Bicentenário da Independência. Já o tema municipal denomina-se “Um Novo Tempo”, incentivando as pessoas a permitirem-se pensar de forma diferente, pois o mundo mudou e precisamos mudar também. “Ninguém está só. É hora de cuidarmos uns dos outros e sermos capazes de transformar o modo de ver esse novo mundo”, disse o secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Cristiano Liell.
Em Sapiranga, no Vale do Sinos, os alunos da rede municipal irão à avenida principal desfilar em um momento de civismo, amor à Pátria, resgate de culturas e valorização da história. O desfile de Sete de Setembro está marcado para as 8h, na avenida João Corrêa. O tema deste ano é “Caminhos Pedagógicos: Diversidade Étnico-racial e Cultural”. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental 1º de Maio, no bairro São Luiz, o clima é de preparação. Os alunos desfilarão com figurinos típicos de danças brasileiras, como samba, frevo, carimbó, quadrilha e gaúcha. Já na Escola Rubaldo Emílio Saenger (São Jacó), os alunos participarão do Desfile Cívico ao lado de seus familiares. A abertura oficial, às 8h, contará com a presença da Banda Crioula Cláudio Wingert. A concentração começará às 7h30min e em caso de chuva, o desfile será cancelado.
Em Campo Bom, também no Vale do Sinos, a avenida Brasil, que foi palco do desfile pela última vez em 2019, volta a receber estudantes da região. O local da concentração inicial acontece nas esquinas com a avenida João XXIII e com a rua Rui Barbosa. Entre os participantes do desfile, que se estende até a altura do Clube 15 de Novembro, estão a Banda Municipal Guilherme Armando Dick, a Guarda Municipal de Campo Bom (GMCB), alunos e professores das mais de 50 escolas das três redes de ensino e representantes dos clubes de serviço e das entidades tradicionalistas do Município. “É momento para que os campo-bonenses se unam, mais uma vez, e prestigiem este que sempre foi um evento tradicional na história da cidade”, destaca o prefeito Luciano Orsi. Em caso de chuva, o desfile será transferido para o sábado, dia 10 de setembro.
Em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana, centenas de pessoas se reunirão na área central do município para o desfile que inicia a partir das 9h. De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, haverá participação de todas as escolas municipais, entidades, secretarias, instituições de ensino particulares e o 15° Batalhão da Polícia Militar que vai desfilar junto com o 3° Batalhão de Suprimentos.
*Com informações dos correspondnetes Celso Sgorla e Fernanda Bassôa