Prefeituras do RS investem em modernização dos serviços públicos
Representantes de 60 municípios participaram de encontro online promovido pela Rede Cidade Digital
publicidade
Os avanços tecnológicos das prefeituras de Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires foram destaques, na manhã desta terça-feira, em evento online promovido pela Rede Cidade Digital (RCD). Representantes de mais de 60 municípios participaram do encontro que visa trazer informações e mostrar como as administrações municipais buscam melhorar a gestão por meio da transformação digital dos serviços públicos.
“O Webinar representou a continuidade do trabalho da Rede Cidade Digital na pandemia que até então era presencial, permitindo conhecermos como as cidades estão investindo em tecnologia e inovação nesse momento que se tornou indispensável o investimento em governos mais digitais, ágeis e eficientes visando reduzir a burocracia, trazer oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico”, destacou a gerente de comunicação da RCD, Sharlene Sarti.
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, destacou que o desafio do município, de cerca de 70 mil habitantes, era conectar administração municipal e população. Entre as ações em andamento, Jarbas destacou o IPTU verde e a informatização da saúde e educação. Segundo ele, a partir do início do mês de setembro, todos os protocolos da Prefeitura de Venâncio Aires passarão a tramitar internamente pelo meio eletrônico. “Nossos objetivos são de que em torno de um ano nós conseguimos avançar e atender o público externo”, acrescentou.
Outro município que caminha para a transformação digital dos serviços públicos é Santa Cruz do Sul. A cidade de 132 mil habitantes busca elevar a estrutura de tecnologia da informação para um nível estratégico no Executivo municipal, conforme ressaltou o secretário de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari. A prefeitura já disponibiliza diversos serviços digitais como uma central de alvarás e portais para emissão de documentos bem como para receber as demandas de infraestruturas enviadas pela população. “Acho que o poder público ainda precisa evoluir muito. A iniciativa privada já avançou e ela é muito mais ágil. O poder público ainda tem uma legislação um pouco mais engessada, os investimentos são um pouco demorados, mas é um processo que precisa iniciar e ter consistência”.
Já a secretária de Desenvolvimento e Inovação de Estrela, Carine Schwingel, destacou o foco na atração de novas empresas ao mesmo tempo que busca desburocratizar processos. “A gente vem trabalhando na implantação de georreferenciamento, na aprovação de projetos em dois minutos, e várias ações com esse viés”, contou a secretária, destacando a implantação do projeto Tudo Fácil em conjunto com a Junta Comercial do Estado. “São seis municípios no Rio Grande do Sul com o Tudo Fácil já implantado e Estrela será o sétimo do RS e o primeiro do Vale do Taquari que permite a implantação de empresas de baixo risco em até 10 minutos, completamente online e em um único acesso”.
O fomento à inovação é um dos principais focos de Lajeado. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker, cita entre as ações de destaque a promoção de uma agência de desenvolvimento local, o laboratório de inovação e o lançamento de um edital. O projeto Pro Move Lajeado também foi eleito recentemente o melhor ecossistema de inovação em desenvolvimento pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Através de um trabalho bem amplo, de seis meses de mapeamento, (...) as áreas que se destacaram para investimento em tecnologia foram de saúde, alimentos, automação e varejo”, comentou Bücker.