Contrato do Hospital Pompéia com Caxias do Sul será renovado até o fim do ano
Ainda este mês, a instituição havia anunciado o encerramento do setor materno-infantil
publicidade
A prefeitura de Caxias do Sul e o Hospital Pompéia acertaram a renovação do contrato para o prosseguimento dos atendimentos no serviço materno-infantil e todos os demais já previstos até 31 de dezembro de 2022. O contrato se encerraria em 30 de setembro.
A decisão foi tomada nesta terça-feira, em reunião conjunta entre prefeitura, Pompéia e 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), organizada pelo Ministério Público (MP). A discussão quanto à redução da quantidade de serviços prestados, proposta pelo Pompéia, segue sendo tratada em conjunto por esse mesmo grupo. Em função de ainda estarem sendo discutidos ajustes, com base em estudos técnicos, as partes envolvidas não se manifestarão neste momento.
Na metade do mês de agosto, o Hospital Pompéia havia anunciado o encerramento do setor materno-infantil da instituição, tanto para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto para atendimentos privados. Entre os argumentos para o encerramento do setor estava a situação financeira da instituição de saúde e a decisão por focar em tratamentos e atendimentos nos quais o hospital é referência, que são os de alta e média complexidade.
Na época, o prefeito, Adiló Didomenico, chegou a anunciar que se o hospital mantivesse a decisão o município faria uma intervenção na casa de saúde. A partir daí iniciou-se as negociações entre as partes que culminou com a prorrogação do contrato até o fim deste ano.