Caxias do Sul garante a manutenção do número de refeições servidas a pessoas carentes

Caxias do Sul garante a manutenção do número de refeições servidas a pessoas carentes

Atualmente, 457 famílias são atendidas pelo Restaurante Popular

Celso Sgorla

Parceria com empresas da cidade possibilitará a manutenção das mais de 1,2 mil refeições

publicidade

O novo termo de cooperação entre a prefeitura de Caxias do Sul e a Associação Mão Amiga passa a vigorar nesta quinta-feira. Ele tem por objetivo destinar refeições gratuitas a moradores carentes da cidade. O contrato anterior entre as duas partes encerra nesta quarta-feira.

Pelo novo contrato, o valor que a Prefeitura de Caxias do Sul repassará, por um período de um ano a contar de 1º de setembro, sobe de R$ 2,8 milhões para R$ 3 milhões. Apesar do valor maior, serão oferecidas menos refeições devido à alta no preço dos alimentos. O número de refeições passa de 1.280 para 1.130 ao dia.

Porém, o Secretário Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Rudimar Menegotto, informou que, para complementar a totalidade das refeições diárias, já foram feitas parcerias com empresas das cidades, por meio do Projeto Pró-Social do governo do Estado que lhes garante descontos do ICMS.

As refeições são produzidas no Restaurante Popular e enviadas diariamente para as entidades dos bairros de Caxias do Sul que atendem famílias de baixa renda e que necessitam de auxílio. Atualmente, 457 famílias são atendidas. Para moradores de rua da área central da cidade, a Associação Mão Amiga está buscando um local para a entrega do alimento.

A diretora técnica de Segurança Alimentar, Cristina Fabian Gregoletto, salienta que foi um grande desafio implementar mudanças no Restaurante Popular a partir de março de 2021. “Enfrentamos a pandemia e uma crise que faz atualmente milhões de pessoas estarem em situação de fome no Brasil. Em Caxias, são 28 mil em extrema pobreza. Tivemos que transportar as refeições para os bairros e nos adaptar às dificuldades”, explicou.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895