Gravataí entra em situação de emergência após temporal castigar a cidade

Gravataí entra em situação de emergência após temporal castigar a cidade

No Bairro Rincão da Madalena, em torno de 40 casas foram destelhadas

Fernanda Bassôa

Destruição na Casa do Bem após passagem do temporal

publicidade

O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, decretou situação de emergência após a cidade ter sido castigada pelo forte temporal, com vento e granizo, na noite de segunda-feira. Na manhã desta terça, vários bairros ainda estavam sem abastecimento de energia elétrica. Em alguns locais, também havia falta de água.

No Bairro Rincão da Madalena, em torno de 40 casas foram destelhadas. A Casa do Bem, que recebe moradores de rua à noite, ficou completamente sem as telhas. Cerca de 40 pessoas foram realocadas no CTG Carreteiros da Saudade. O prefeito também determinou a suspensão das aulas em todas as redes de ensino (pública e privada) nesta terça-feira. Todas as secretarias operacionais foram acionadas, para auxílio de moradores e na limpeza da cidade.

A prefeitura de Gravataí informa que algumas unidades de saúde do município estão temporariamente fechadas em virtude da falta de água. De acordo com a Secretaria de Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs) Aristides D’Ávila, Barro Vermelho, Érico Veríssimo, Granville, Itatiaia e Nova Conquista e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro aguardam o restabelecimento de água para o retorno das atividades. A prefeitura ainda informou que pelos próximos sete dias os ecopontos espalhados pela cidade receberão qualquer tipo de resíduos. 

Com o temporal, o Centro Norte, que abriga as pastas de Mobilidade, Obras, Serviços Urbanos, Segurança e Central de Veículos, teve o telhado destruído. Segundo a Secretaria de Educação, 31 escolas do município sofreram graves avarias. Em Alvorada, pelo menos 35 casas tiveram seus telhados danificados. Os bairros mais atingidos foram Intersul, Aparecida e Stella Maris. Equipes da Defesa Civil estão nas ruas auxiliando as famílias. 

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895