São Borja comemora habilitação do governo federal para quatro novas Estratégias de Saúde da Família
Atualmente, 15 unidades estão em funcionamento no município
publicidade
O Diário Oficial da União, por meio da portaria nº 45, confirmou o credenciamento para a habilitação e implantação de quatro novas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) para São Borja, com aportes financeiros federais de custeio referentes às equipes e serviços no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
Atualmente, estão em pleno funcionamento 15 unidades, e a previsão é de que em algumas semanas, as novas ESFs sejam colocadas em atividades, chegando ao total de 19 Unidades de Saúde, o que significa um incremento de mais de 90%, na cobertura da promoção de Saúde Pública nas vilas, bairros e interior do município. “Nosso compromisso sempre foi em priorizar a Saúde em São Borja, já estávamos em organização para que os novos locais atendessem de forma inicial como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo custeados com recursos próprios, enquanto aguardávamos a habilitação do Ministério da Saúde. Essa conquista vem para somar, reafirmando o esforço de todos para que a comunidade tenha acesso de forma qualificada e humanizada aos atendimentos e serviços de Saúde”, afirma o prefeito Eduardo Bonotto.
A secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, informa que as ESFs serão implantadas nos bairros Pirahy e Leonel Brizola, que já estão com suas dependências em fase de finalização; no bairro Maria do Carmo, na qual as equipes já trabalham nas melhorias físicas do local; além da UBS que atualmente faz atendimento em Nhu-Porã, que irá tornar-se ESF, ampliando os atendimentos na região e nas demais localidades do interior em conjunto com a unidade itinerante já existente.
Além das novas ESFs, algumas Unidades de Saúde já foram reformadas e ampliadas, como as das vilas Goulart e Jaguari e do bairro Itacherê, além da implantação da ESF 16 - Antônio Andrade, no Centro e mais sete Estratégias da Saúde que serão melhoradas em parceria com programa do Governo do Estado por meio de mão de obra prisional, trazendo diversos avanços na saúde e bem-estar da população são-borjense.