Futuro da arborização no Estado entra em discussão em Caxias do Sul
Fórum Gaúcho de Arborização será realizado de 25 a 27 de agosto de forma on-line e presencial
publicidade
Em um mundo em que até os viveiristas dedicados à produção e cultivo de mudas de árvores nativas em extinção se tornaram uma espécie rara, Caxias do Sul tem o privilégio de ser o palco onde se esboçará o futuro deste quadro. De 25 a 27 de agosto, a cidade recebe, pela primeira vez, o Fórum Gaúcho de Arborização, que está na 13ª edição e tem inscrições abertas no site da Even3 Eventos.
Com uma série de debates, palestras e oficinas multidisciplinares, em plataforma on-line e presencial, o encontro pretende reunir biólogos, agrônomos, pesquisadores, professores, arquitetos, urbanistas, dirigentes de organizações comunitárias e não-governamentais, agentes públicos e técnicos para apontar diretrizes que poderão nortear o planejamento ambiental e urbano de diversos municípios do Estado nos próximos anos.
O evento, que terá atividades distribuídas entre o Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura, e o Parque Municipal Getúlio Vargas (Macaquinhos), é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e o Fórum Gaúcho de Arborização.
“É um momento importante para o município, que tem em seus planos, por exemplo, a implantação de um viveiro para produção de mudas arbóreas junto ao horto municipal e o incentivo à qualificação de arboristas para prestação de serviços de corte e poda ao poder público e à comunidade. Como o evento leva em conta todo o processo de gestão e planejamento da arborização urbana do município, o principal benefício para a população aparece na qualificação dos procedimentos e programas em andamento neste aspecto”, afirma a gerente técnica do setor de Parques, Praças e Jardins (PPJ) da SEMMA, a bióloga Morgana Rech.