Futuro da arborização no Estado entra em discussão em Caxias do Sul

Futuro da arborização no Estado entra em discussão em Caxias do Sul

Fórum Gaúcho de Arborização será realizado de 25 a 27 de agosto de forma on-line e presencial

Celso Sgorla

É a primeira vez que Caxias do Sul sedia o evento que está em sua 13ª edição

publicidade

Em um mundo em que até os viveiristas dedicados à produção e cultivo de mudas de árvores nativas em extinção se tornaram uma espécie rara, Caxias do Sul tem o privilégio de ser o palco onde se esboçará o futuro deste quadro. De 25 a 27 de agosto, a cidade recebe, pela primeira vez, o Fórum Gaúcho de Arborização, que está na 13ª edição e tem inscrições abertas no site da Even3 Eventos.

Com uma série de debates, palestras e oficinas multidisciplinares, em plataforma on-line e presencial, o encontro pretende reunir biólogos, agrônomos, pesquisadores, professores, arquitetos, urbanistas, dirigentes de organizações comunitárias e não-governamentais, agentes públicos e técnicos para apontar diretrizes que poderão nortear o planejamento ambiental e urbano de diversos municípios do Estado nos próximos anos.

O evento, que terá atividades distribuídas entre o Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura, e o Parque Municipal Getúlio Vargas (Macaquinhos), é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e o Fórum Gaúcho de Arborização.

“É um momento importante para o município, que tem em seus planos, por exemplo, a implantação de um viveiro para produção de mudas arbóreas junto ao horto municipal e o incentivo à qualificação de arboristas para prestação de serviços de corte e poda ao poder público e à comunidade. Como o evento leva em conta todo o processo de gestão e planejamento da arborização urbana do município, o principal benefício para a população aparece na qualificação dos procedimentos e programas em andamento neste aspecto”, afirma a gerente técnica do setor de Parques, Praças e Jardins (PPJ) da SEMMA, a bióloga Morgana Rech.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895