Programação dos 165 anos de Passo Fundo se estende até dia 7 de agosto
Ações têm como objetivo envolver os passo-fundenses na comemoração do aniversário da cidade
publicidade
Apresentações artísticas, música, homenagens e serviços em favor da população marcaram, neste domingo, no Parque da Gare, o primeiro dia da programação dos festejos de 165 anos de Passo Fundo. As atividades se estenderão até o dia 7 de agosto, data do aniversário da cidade, que possui aproximadamente 207 mil habitantes e é conhecida como a Capital do Planalto Médio.
Para marcar a Semana do Município, a prefeitura organizou uma programação especial, com eventos que serão realizados em muitos espaços da cidade. Na abertura da programação, ocorreu o lançamento da campanha Eu Amo Passo Fundo, com a venda de camisetas feitas por entidades socioassistenciais e a inauguração do letreiro que reforça o amor pela cidade. Entre as atividades está o XV Festival Internacional de Folclore, que acontece de 4 a 12 de agosto.
Segundo o prefeito, Pedro Almeida, as ações têm como objetivo envolver os passo-fundenses na comemoração do aniversário da cidade. “A história de Passo Fundo é feita pelas pessoas e por isso queremos convidar a população para participar, sendo que teremos muitas atividades abertas e, além da festa que marca a data, teremos entregas e anúncios importantes para o futuro do município”, afirmou.
Festival Internacional de Folclore
O Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, que movimentará a cidade entre os dias 4 e 12 de agosto, faz parte da programação da Semana do Município e neste ano terá um novo formato. A festa cultural, que une pessoas de vários locais do mundo, será ainda mais próxima das pessoas, com apresentações nos bairros e na região central.
A principal característica é a descentralização dos espetáculos. As apresentações diurnas serão realizadas em quatro escolas municipais, situadas nos bairros José Alexandre Zachia, Leonardo Ilha, Santo Antônio e Boqueirão. São elas, respectivamente: Guaracy Barroso Marinho, Eloy Pinheiro Machado, Romana Gobbi e Notre Dame.
A secretária de Cultura, Miriê Tedesco, disse que a divisão da cidade em quatro quadrantes aproxima a comunidade das manifestações culturais. “Haverá a expansão das atividades para além de um local exclusivo, como era anteriormente. Com isso, as pessoas poderão aproveitar o festival em suas regiões, sem grandes deslocamentos”, observa. Ela adiantou que as demais escolas, públicas e privadas, do município e da região, já estão fazendo agendamentos para acompanhar as apresentações, que serão gratuitas.
Os espetáculos noturnos serão realizados no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lalau Miranda. Acontecerão, ainda, ações itinerantes, como os desfiles pelas ruas da cidade e apresentações no Anfiteatro do Parque da Gare, na Gare Estação Gastronômica e na Estação Galeria da Arte.