Mais de 2 mil propriedades de Bento Gonçalves já foram cadastradas no GPS Rural
Procedimento garante a celeridade na prestação de socorro, salvamento, e também o atendimento de furto e roubo na área rural
publicidade
Bento Gonçalves iniciou no mês de abril a implantação do GPS Rural, nas localidades do interior do município. Os trabalhos iniciaram pelo distrito de Tuiuty, onde foram cadastradas 1.407 propriedades. Em junho o mapeamento começou a ser feito em Faria Lemos, e em pouco mais de um mês já foram cadastradas aproximadamente 800 propriedades. Ao longo das próximas semanas serão cadastradas famílias da Linha São Luiz, Natividade, Linha de Mari, concluindo os trabalhos na Eulália Alta e Baixa.
O GPS Rural consiste num sistema de georreferenciamento por satélite que funciona de forma offline bastando apenas cadastrar as propriedades rurais. Esse procedimento garante a celeridade na prestação de socorro, salvamento, e também o atendimento de furto e roubo na área rural. Cada propriedade rural também recebe uma placa de identificação com um código de cadastramento.
Neste primeiro momento estão sendo mapeadas e cadastradas todas as propriedades rurais do município, bem como as suas respectivas sedes, criando um ponto geográfico. Ao solicitar o atendimento, seja para um órgão de segurança ou de saúde, o morador só precisa informar o código. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números.
Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço. O sistema não terá custo para o agricultor.