São Gabriel lança ferramenta digital para atrair investimentos e impulsionar a economia da cidade
O site Investe São Gabriel trará informações econômicas e sociais sobre o município
publicidade
São Gabriel, município na Fronteira-Oeste do Estado, é conhecido como a Terra dos Marechais, dada sua importância política e histórica, que proporcionou, ao longo das décadas, o surgimento de diversas personalidades de relevância na história gaúcha e nacional. Agora, a cidade de pouco mais de 62 mil habitantes busca atrair ainda mais investimentos para impulsionar sua economia, por meio da ferramenta digital Investe São Gabriel, lançada na manhã desta quinta-feira, em um evento em Porto Alegre com a presença de diversas autoridades.
“Esta é uma iniciativa do município justamente para aproximá-lo do investidor, do empreendedor, e de novos negócios. Buscamos apresentar todas as informações, tanto econômicas, quanto sociais, bem como a riqueza que existe na cidade”, afirma o prefeito Lucas Menezes. A plataforma concentra ainda a legislação relacionada às oportunidades econômicas, “de forma fácil, didática e clara”, comentou o prefeito, reforçando que São Gabriel é também conhecido por sua vocação no setor primário e agropecuária em geral, o qual há um potencial grande de crescimento.
No entanto, a intenção é não atrair apenas indústrias e serviços deste segmento, mas também outros, a exemplo de tecnologia. “Estamos no centro do estado do Rio Grande do Sul, a 300 quilômetros da Argentina, via Uruguaiana, e também do Porto de Rio Grande, 150 quilômetros do Uruguai e 320 quilômetros de Porto Alegre. Nossa cidade fica às margens da Rodovia do Mercosul, a BR 290, que liga os oceanos Pacífico e Atlântico”, salientou o prefeito, ao comentar a respeito da importância da localização estratégica para a atração de negócios à cidade.
Para sustentar a iniciativa, Menezes comentou a respeito da criação, neste ano, da Lei de Liberdade Econômica e da Sala do Empreendedor. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Gabriel tinha, em 2019, um PIB de R$ 1,8 bilhão, além de um PIB per capita de pouco mais de R$ 29 mil. Segundo a prefeitura, há, ainda, mais de 50 mil hectares disponíveis para lavoura e alguns dos maiores rebanhos do Rio Grande do Sul.
Entre os presentes, estiveram o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, e o presidente da Câmara Municipal de São Gabriel, Sildo Jocelito Machado Cabreira. O site Investe São Gabriel também proporciona um formulário de contato direto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, para mais informações.