Coxilha Nativista começa nesta quarta-feira em Cruz Alta com vasta programação

Coxilha Nativista começa nesta quarta-feira em Cruz Alta com vasta programação

Evento se estende até o dia 30 de julho e a entrada é gratuita

Correio do Povo

Trinta composições inéditas sobem ao palco Jayme Caetano Braun para disputar troféus em diversas categorias

publicidade

A 42ª edição da Coxilha Nativista acontece de 27 a 30 de julho, em Cruz Alta. Neste ano, a Coxilha retorna para o Ginásio Municipal de Cruz Alta e com a presença de público, diferente do que aconteceu na edição passada, quando o festival foi realizado de forma on-line, devido a pandemia de Covid-19. Com o tema “Nossa gente canta tua essência”, durante quatro dias a população cruz-altense e regional poderá acompanhar e participar de uma extensa programação. Trinta composições inéditas sobem ao palco Jayme Caetano Braun para disputar os troféus de primeiro, segundo e terceiro lugares, música mais popular, melhor tema alusivo à Cruz Alta, melhor intérprete, melhor instrumentista, melhor letra, melhor arranjo, melhor conjunto vocal e melhor indumentária. Serão dez composições por noite e a grande finalíssima acontece no sábado, dia 30 de julho.

Em paralelo à competição da 42ª Coxilha Nativista, será realizada a 5ª edição da Coxilha Instrumental, com shows que dão espaço para nomes consagrados do gênero e, também, para os novos talentos. Marcio Correia, Jonei Wrasse, Luizinho Corrêa, Oscar dos Reis, Éverson Maré, Gabriel Selvage, Pertônico, e Chango Spasiuk & Alejandro Brittes serão alguns dos artistas que farão parte do festival que ocorrerá no Ginásio Municipal.

Neste ano, o festival também terá o retorno dos jovens talentos, por meio da 36ª Coxilha Piá, que acontece no dia 30 de julho, a partir das 14h, nas categorias Piá e Piá Taludo, para crianças e adolescentes até 17 anos.

Além do Ginásio Municipal, a programação se estende ao Acampamento Lenda da Panelinha, no Parque Integrado de Exposições. A coordenadora de Cultura, Shana Reis, conta que no espaço será realizado Concurso de Trova Mi Maior de Gavetão, Concurso de Truco Cego, 30º Rodeio Crioulo e o Baile da Coxilha. “Estamos muito felizes em poder realizar uma Coxilha completa. É uma oportunidade para que as pessoas possam confraternizar e conviver harmoniosamente nas barracas e galpões construídos na área de acampamento. Churrasco, trova e música, com certeza, serão os combustíveis que aquecerão as noites no acampamento da coxilha”, diz. O evento tem entrada gratuita e a programação completa está disponível nas redes sociais do evento pela página do Instagram e Facebook.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895