Theatro Sete de Abril deve ser reaberto oficialmente em janeiro em Pelotas
Ao longo de 2022, o local foi palco de atividades remotas, como o novo show do cantor Vitor Ramil e três edições de oficinas de circo
publicidade
Uma espera de mais de uma década parece estar próxima de chegar ao fim. O Theatro Sete de Abril, em Pelotas, deverá voltar a funcionar em pleno em 2023. A projeção dos responsáveis pelo local, o mais antigo do Estado, é que o local seja oficialmente aberto ao público em janeiro do próximo ano. Para que isto ocorra, até dezembro, entre outras medidas, deve ser finalizado todo o sistema elétrico. "Foi realizada uma parte no restauro e agora falta finalizar. A climatização será feita ano que vem. Já foram instalados os dutos, mas os equipamentos serão no ano que vem", projeta o diretor do Theatro, Giorgio Ronna.
As licitações para climatização, sonorização e iluminação devem ser realizadas com recursos da Lei Rouanet. Ainda neste ano devem ocorrer licitações para composição de mobiliário (poltronas/cadeiras), caixa cênica/vestimentas cênicas. Os itens também devem ser instalados até dezembro. O patrocínio é da CEEE Equatorial, via Lei de Incentivo à Cultura. Segundo o diretor o projeto já está inscrito na LIC e a previsão é que em dezembro sejam adquiridos mobiliário para plateia e camarotes e toda a caixa cênica, que inclui cortina, rotunda (cortina de trás do palco) e todo o aparato de iluminação e cenário, varas e equipamentos. A verba é de R$ 2 milhões. Destes, R$ 1,2 milhão é para o mobiliário e o restante para a caixa cênica. "A previsão é instalar no mês de dezembro para que o teatro seja reinaugurado em janeiro. A iluminação, a sonorização e a climatização também devem ser licitadas via lei de incentivo à cultura estadual e federal", completa.
O curso de conservação e restauro da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) está responsável pela restauração do lustre que deve ser entregue até o final do ano. Mesmo com o teatro oficialmente fechado, ao longo do ano atividades remotas foram realizadas no local, como o novo show do cantor Vitor Ramil e três edições de oficinas de circo, sendo uma presencial em parceria com o SESC, por meio do SESC dramaturgia. Em agosto a direção irá começar a realizar os diálogos com a classe artística. "Vamos promover encontros ao longo do segundo semestre para conversar com os artistas, mostrar o theatro, apresentar o plano de gestão e escutar os anseios deles", destaca.
Entre os meses de setembro e novembro devem ocorrer ajustes finais nas lâmpadas, decoração de camarotes. Para dezembro está previsto o lançamento de editais de três residências/montagens. “Elas devem ocorrer em 2023. É um programa de residência onde vamos subvencionar três estréias anuais, uma de dança, outra de circo, outra de teatro onde as companhias podem ensaiar e conceber no Sete de Abril antes de apresentar para a comunidades”, destaca o diretor. Eventos para serem realizados em 2023 no teatro Sete de Abril podem ser agendados pelo e-mail theatro.setedeabril@gmail.com
Veja Também
- Uruguaiana inicia vacinação de crianças de 3 e 4 anos nesta sexta-feira
- Hospital de São Francisco de Paula passa a oferecer atendimento ginecológico
- Prefeituras de Lajeado e Teutônia estão com inscrições abertas para Processo Seletivo de Estagiários