Uruguaiana terá projeto voltado à capacitação de jovens carentes
Projeto AprendComex quer viabilizar o acesso de jovens ao conhecimento das rotinas de trabalho que envolvem a atividade de comércio exterior
publicidade
O projeto AprendComex, destinado a inserir jovens carentes da comunidade do entorno do Porto Seco de Uruguaiana no mercado de trabalho, foi lançado pelo presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul (Sdaergs), Marcelo Clark Alves, com a presença de autoridades e lideranças do município. “Estamos todos contentes com o lançamento desse projeto, por meio do qual pretendemos proporcionar condições para que jovens possam, não somente iniciar o processo de inserção no mercado de trabalho, mas que, acima de tudo o curso seja também uma ferramenta de inclusão social, corroborando para que se tornem cidadãos responsáveis”, disse Alves.
Proposto pelos diretores da sede regional do Sdaergs de Uruguaiana e aprovada com apoio e respaldo da diretoria do Sindicato, o AprendComex visa a capacitação profissional, viabilizando o acesso de jovens ao conhecimento das rotinas de trabalho que envolvem a atividade de comércio exterior, setor de destaque na economia do município. A proposta busca a valorização humana com resultados que deverão ter efeitos positivos nos aspectos social, econômico e humanístico. “Colocar esse projeto em operação é muito mais do que simplesmente oferecer um curso, é abrir uma janela de oportunidades para esses jovens que convivem em um ambiente de vulnerabilidade social, oferecendo a eles uma chance ímpar que irá impactar no futuro de todos”, disse o vice-presidente do Sindicato, Fábio Ciocca, idealizador do projeto.
O delegado da Receita Federal em Uruguaiana, Wilsimar Garcia, considerou a iniciativa importante em uma comunidade que “respira o comércio exterior'' e tem um Porto Seco por onde cruzam cerca de 30% de todo o movimento rodoviário do país. “É emocionante participar desse momento e ver a dedicação com a qual esse trabalho está sendo desenvolvido”, exaltou.
As turmas do AprendComex serão compostas por 20 alunos cada, totalizando quarenta aprendizes selecionados na Escola Lilia Guimarães, residentes na região localizada no entorno do Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana. Os alunos, que terão aulas às terças e quintas, receberão material didático, uniformes cedidos pela Multilog, lanche nos intervalos das aulas, que serão ministradas nas dependências do Sest/Senat. A entidade parceira emprestou a estrutura física, viabilizando a realização de todas as atividades previstas no cronograma do curso, inclusive espaço de informática, no qual os alunos terão acesso ao sistema-simulador cedido para a realização das aulas práticas. O projeto é financiado pelo Sicredi, por meio do seu Fundo Social conforme explicou o gerente financeiro do banco, Evandro Peres. Despachantes aduaneiros exercerão o papel de instrutores.