Maesa Cultural acontece no próximo domingo em Caxias do Sul
Inaugurado em 1948, prédio da Maesa se tornou patrimônio histórico do município em 2015
publicidade
No próximo domingo, acontece mais uma edição da “Maesa Cultural”, com visitação guiada ao complexo em que a comunidade pode conhecer a parte interna da Metalúrgica Abramo Eberle SA (Maesa) e a história desse prédio de grande importância para Caxias do Sul. Das 9h às 17h, em frente ao prédio, acontecerá a feira de artesanato, exposição, e outras atividades, na rua Plácido de Castro. Em caso de chuva o evento será cancelado.
As visitas serão de 20 a 30 minutos, organizadas em turnos das 14h às 17h, com até 30 inscritos por turma. O acesso ao prédio será pela Plácido de Castro, junto à entrada da sede da Guarda Municipal. Os interessados em participar da visita guiada devem fazer a inscrição pelo Google Forms.
O prédio da Maesa se tornou patrimônio histórico de Caxias do Sul em 2015. O local foi doado do Estado para o Município e o acordo prevê que o complexo de 53 mil metros quadrados se destine a uso público com finalidade cultural, de equipamentos públicos e de funcionamento de órgãos públicos, preservando as características arquitetônicas e culturais do patrimônio.
Inaugurado em 1948, quando o império de Abramo Eberle completava 52 anos, o complexo conhecido como a Fábrica 2 concentrava os trabalhos de fundição, mecânica, forja e produção de talheres. Foi lá, por exemplo, que o Monumento ao Imigrante foi fundido, entre 1953 e 1954.
O complexo compreende todo o quarteirão entre as ruas Plácido de Castro, Dom José Baréa, Pedro Tomasi e Treze de Maio. A Maesa envolve quatro quadras, deixando livre uma grande área verde, uma pracinha, um lago e algumas ruas internas de acesso, onde estão distribuídos galpões e edificações de um e dois andares.