Lajeado utiliza triturador de lixo verde e produz adubo para produtores rurais
Novo sistema de recolhimento contribui para a economia de combustível e redução de poluição atmosférica
publicidade
A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) em parceria com o Departamento de Serviços Urbanos da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosur), está utilizando um novo equipamento para realizar o recolhimento de lixo verde. O serviço de limpeza pública agora conta com um triturador acoplado a um caminhão, que transforma os galhos em pequenos fragmentos. O novo sistema de recolhimento reduz o volume de galhos, folhas e troncos retirado das ruas e transforma a matéria orgânica em adubo, que será aproveitado por produtores rurais do município.
Conforme o secretário da pasta, Luís Benoitt, o triturador também auxilia na diminuição dos custos do recolhimento de lixo, já que é necessário realizar menos viagens para recolher o material e levá-lo ao destino, realizando assim a economia de combustível e redução de poluição atmosférica. Para se ter uma noção, uma carga de lixo verde triturado equivale a seis cargas de lixo verde sem a trituração. “Levamos em consideração que o triturador diminui o volume do material recolhido instantaneamente, reduzindo o serviço de seus caminhões. Vamos reduzir custos com combustíveis, com tempo e com funcionários. Outro benefício é transformar o lixo em adubo para produtores rurais.”
Atualmente, o triturador é um serviço contratado de empresa uma terceirizada. O município realizará a compra de um equipamento próprio por meio de recursos recebidos por emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil. Produtores rurais interessados em receber o adubo produzido pelo triturador podem contatar a Sema pelo telefone (51) 3982-1222 ou pleo e-mail sema.limpezapublica@lajeado.rs.gov.br.