Municípios ampliam a faixa etária da vacinação contra a Covid-19

Municípios ampliam a faixa etária da vacinação contra a Covid-19

Em Uruguaiana, a imunização no interior da cidade se dará mediante agendamento prévio

Correio do Povo

Em Canoas, a Central de Vacinas disponibiliza senhas por ordem de chegada até às 18h30min

publicidade

Municípios da Região Metropolitana e Vale do Sinos seguem ampliando a faixa etária da vacinação contra a Covid-19. A partir desta segunda-feira, Canoas disponibiliza a segunda dose de reforço da vacina para pessoas a partir dos 44 anos. A imunização para este grupo acontece na Central de Vacinas, das 7h às 19h (com distribuição de senhas por ordem de chegada até às 18h30min), e nas unidades de saúde Caic, Santo Operário, Rio Branco, Mato Grande, Fernandes, Olaria, Praça América, São José, Concoban, Estância Velha, Niterói, Boa Saúde e União, das 8 às 16 horas.

Em Gravataí, equipes da saúde aplicam a segunda dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas com 40 anos ou mais. De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação deve acontecer com um intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço. A imunização acontece de segunda a sexta-feira em todas as unidades de saúde e os horários podem ser conferidos diariamente nas redes sociais da prefeitura. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, essa ampliação do público-alvo apto a receber a quarta dose é importante para reforçar a imunização das pessoas que pertencem a essa faixa etária. “Temos uma rede de saúde ampla e muito atuante. Seguiremos firmes no propósito de imunizar nossa população com agilidade e eficiência”, destacou Régis. Assim, pessoas com 40 anos ou mais que receberam a primeira dose de reforço até 2 de março, já podem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a vacina.

A cidade de Ivoti também liberou a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais. As aplicações são realizadas sempre na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A prefeitura lembra que também já está disponível a primeira dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos. É obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação, cartão SUS e CPF. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone (51) 3563-6855.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uruguaiana, na Fronteira-Oeste, informou que pessoas com 40 anos ou mais poderão receber a segunda dose de reforço contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira. A vacinação, no período de 4 a 8 de julho, acontece em todos os postos de saúde da cidade, das 9h às 11h e das 14h às 17h. As doses da Pfizer pediátrica estarão disponíveis somente no Posto de Saúde Central, na avenida Presidente Vargas.

Aplicações no interior serão por agendamento com aviso prévio às unidades de saúde de cada distrito. O cronograma ficou definido da seguinte forma: primeira dose para pessoas com cinco anos ou mais, disponível em todos os postos; Pfizer pediátrica somente no Posto Central, inclusive para imunossuprimidos; segunda dose disponível em todos os postos (exceto Janssen); primeira dose de reforço para pessoas com 12 anos ou mais, em todos os postos; segunda dose de reforço para pessoas com 40 anos ou mais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos – ambos com quatro meses de intervalo da primeira dose de reforço – em todos os postos. Para receber os imunizantes, é necessário apresentar documento com foto, cartão do SUS, comprovante das doses anteriores e caderneta de vacinação para crianças de até 11 anos.

 

*Com informações dos correspondentes Fernada Bassôa e Fred Marcovici

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895