Centro da Juventude é inaugurado em Viamão
Objetivo é ampliar a oferta de ações para jovens de 15 a 24 anos
publicidade
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, inaugurou nesta quinta-feira o Centro da Juventude (CJ) Viamão, dentro do Programa de Oportunidades e Direitos (POD). O local tem uma área de um pouco mais de 1.840 metros quadrados e recebeu um investimento de R$ 3,2 milhões do contrato de empréstimo firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O novo Centro tem como proposta ampliar a oferta de ações para jovens de 15 a 24 anos em três eixos: o sócio-afirmativo, composto por atividades voltadas para a área cultural e de cidadania; o sócio-profissional, que promove formações direcionadas para o mercado de trabalho de diversos setores; e o de jovem multiplicador, que prepara os participantes para exercerem lideranças em suas comunidades, tendo também o papel de conduzirem novos integrantes para os CJ.
O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, reafirmou o papel transformador que o CJ tem na vida do público atendido pelo POD. “Estamos construindo uma história que vai permitir que os jovens tenham acesso à educação complementar e profissional e a espaços para lazer, cultura e esporte. Esse local também serve para que eles possam conhecer pessoas, entender como a vida funciona e saber que eles podem contribuir para a mudança da realidade social. É nisso que nós temos que investir e apostar, porque é isso que faz diferença e que torna real o mundo que sonhamos”, destacou. O POD atende jovens de áreas que sofrem com altos índices de vulnerabilidade social e violência, com o objetivo de reduzir os números destes indicadores para colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária.
O Centro da Juventude Viamão, que funciona em parceria com o Instituto Social 10, instituição vinculada à Cufa-RS, atendia em média 600 jovens por ano em sua antiga sede. A partir de agora, o trabalho receberá continuidade com uma infraestrutura mais qualificada, ampliando os resultados do trabalho que já encaminhou dezenas de jovens viamonenses no mercado de trabalho ou para empreendimentos próprios.