Mais de 50% dos serviços públicos de Erechim poderão ser acessados on-line ou via aplicativo

Mais de 50% dos serviços públicos de Erechim poderão ser acessados on-line ou via aplicativo

Utilização da tecnologia garante redução de gastos para o município

Agostinho Piovesan

Em 2021, foram 4.825.591 impressões em papel com custo superior a R$ 459 mil

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A transformação digital avança de forma significativa na Prefeitura de Erechim, dentro da perspectiva de oferecer aos cidadãos serviços mais ágeis, eficientes, gerando economia de recursos públicos.  A transformação digital envolve, simultaneamente, as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e faz parte do programa municipal “Investe + Erechim”.

Segundo a Administração Municipal, a novidade desta nova etapa da informatização dos serviços públicos é que, a partir de 1º de julho, cerca de 52% de todos os processos administrativos poderão ser abertos de forma on-line ou via aplicativo.

Conforme o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, este percentual é um marco muito importante na busca deste processo de papel zero na estrutura administrativa, porque reflete diretamente na economia de recursos públicos, na agilidade e eficiência dos serviços prestados à comunidade.

“Estamos saindo, num curto espaço de tempo, em poucos meses, de 11% para 52% de abrangência nos processos digitais e hoje o cidadão tem a prefeitura na palma da mão. Ele pode solicitar o serviço pelo site ou aplicativo e controlar o andamento do seu pedido em casa, não precisa se deslocar até a prefeitura, o que se reflete em menos custo e bem-estar para as pessoas”, ressalta Marmentini.

A secretária de Administração, Izabel Ribeiro, informou que, em 2020, a Prefeitura de Erechim imprimiu 4.493.436 folhas ao longo do ano, contando todas as secretarias e serviços da administração pública, o que custou ao município mais de R$ 490 mil. Já em 2021, foram 4.825.591 impressões em papel com custo superior a R$ 459 mil.

Izabel disse que o problema de tanto papel não para por aí, já que depois de imprimir este papel e ele cumprir com a sua finalidade, o documento precisa ser arquivado. “Precisamos de um prédio hoje para arquivar as 40 mil caixas de documentos, sendo que cada uma delas tem em média 600 folhas”, detalha.

A secretária afirma que esta diminuição gradativa no uso do papel só está sendo possível pela mudança de comportamento e de cultura dos servidores públicos e, também, pela colaboração da comunidade. “Estamos mudando uma prática, uso do papel, que sempre foi a base de todos os processos, documentos e ações da gestão pública e nosso objetivo é chegar a zero, e estamos neste caminho”, afirma.

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