Mutirão contra a dengue em São Leopoldo recolheu cerca de 15 toneladas de objetos que acumulam água

Mutirão contra a dengue em São Leopoldo recolheu cerca de 15 toneladas de objetos que acumulam água

Município contabiliza mais de 1.800 casos positivos da doença

Correio do Povo

A iniciativa foi avaliada como bem-sucedida pelo secretário da Saúde Diego Pitirini

publicidade

A Prefeitura de São Leopoldo mobilizou seis secretarias para combater focos do mosquitos Aedes aegypti nas residências ao longo do mês de maio. Foram recolhidos, nesse período, cerca de 15 toneladas de objetos que acumulavam água da chuva como: pneus, garrafas, potes e plásticos.

A iniciativa foi avaliada como bem-sucedida pelo secretário da Saúde Diego Pitirini. “Além da quantidade expressiva recolhida, creio que conseguimos alertar a população para os perigos que um pequeno acúmulo de água limpa pode oferecer. É ali que o inseto coloca seus ovos. O grande problema está no nosso pátio”, ressaltou.

A força-tarefa reuniu as secretarias de Saúde (Semsad), Orçamento Participativo (OP), Obras e Viação (Semov), Geral de Governo (SGG), Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) e Semae. A partir desta segunda-feira, os agentes de combate às endemias retomam as visitas domiciliares.

O trabalho de prevenção é feito diariamente por meio de visitas domiciliares e em pontos estratégicos (PEs), como por exemplo: cemitérios, borracharias, floriculturas, ferros-velhos, depósitos de material de construção. Quando são encontrados focos do mosquito ou possíveis criadouros, a equipe realiza atividades educativas, tratamento mecânico (eliminação de criadouros) e coleta de amostras para identificação laboratorial.

Até sexta-feira, data da divulgação do último boletim epidemiológico do município, a Vigilância em Saúde contabilizou um total de 1.850 casos positivos de dengue e 460 são considerados suspeitos. Os moradores que tiverem denúncias de água parada devem ligar para a Ouvidoria no telefone 156.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895