Aeroporto de Passo Fundo recebe autorização para pousos e decolagens de aviões a jato

Aeroporto de Passo Fundo recebe autorização para pousos e decolagens de aviões a jato

Medida passa a valer já nesta quinta-feira

Agostinho Piovesan

Documento NOTAM foi publicado e tem validade até o dia 25 deste mês, mas será renovado posteriormente

publicidade

O Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, está oficialmente liberado para pousos e decolagens de aviões a jato. No final da tarde desta quarta-feira, o documento NOTAM, que oficializa esta liberação, foi publicado e tem validade até o dia 25 deste mês. Após, outro documento deverá ser emitido. O documento é liderado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), porém, ressalva que este tipo de avião somente poderá pousar e decolar no local durante o dia.

Até esta quarta-feira, vigorava a regra que autorizava somente operações de aviões turboélice, usados atualmente pela Azul. Com a liberação, na prática, a empresa pode utilizar aeronaves a jato na linha São Paulo a Passo Fundo a partir desta quinta-feira. A Azul informa que estava aguardando as liberações oficiais para poder, também, utilizar os aviões a jato.

A empresa aérea Gol informou que deverá voltar a operar com quatro voos semanais no dia 17 de junho. Serão utilizados jatos 737 sem escalas para São Paulo. Esta linha oferecerá muitas oportunidades de conexões para dezenas de destinos nacionais e internacionais. A partir de julho, os voos serão operados com cinco frequências semanais em Passo Fundo, segundo a Gol.

Voo desviado por causa do mau tempo

Nesta quarta-feira, devido às condições climáticas adversas, durante o final da manhã, um voo da Azul, vindo de São Paulo, não conseguiu descer em Passo Fundo. Também não foram registradas condições de pouso no aeroporto Serafin Enoss Bertaso de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Diante disso o piloto decidiu então rumar para Foz do Iguaçu, onde as condições climáticas estavam melhores. Os passageiros foram conduzidos a Passo Fundo por via terrestre.

O segundo voo da Azul também vindo de São Paulo, já pela parte da tarde desta quarta, foi bem-sucedido e fez seu pouso e decolagem normalmente, em razão das condições climáticas mais propícias de visibilidade.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895