Sobe para 540 o número de focos de dengue em Caxias do Sul
Município registra oito casos da doença, sendo três autóctones
publicidade
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atualizou os números de focos do mosquito transmissor e casos de dengue em Caxias do Sul. São 540 focos do Aedes aegypti em 2022 e oito casos da doença, sendo três autóctones, quando o paciente contraiu a doença no município.
Por conta do alto número de focos, a Vigilância Ambiental em Saúde tem intensificado o trabalho de combate à proliferação da doença, principalmente com foco educativo. Além do grupo que já trabalha diretamente no programa contra a dengue, toda a área técnica veterinária e a equipe voltada às ações contra o mosquito borrachudo se somaram aos esforços, bem como a administrativa por meio de orientações e atendimentos telefônicos.
Também prosseguem as visitas domiciliares e os bloqueios de casos, que consistem na aplicação de tratamento químico contra o Aedes aegypti nas regiões onde há confirmação de dengue ou suspeitas, bem como o reforço de fiscalização em terrenos baldios, construções civis e pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, ferros-velhos e floriculturas, onde há grande chance de acúmulo de água.
“Adotamos uma estratégia de mobilização de toda a equipe da Vigilância Ambiental, somando esforços para ampliar o trabalho. Sempre lembrando que a contribuição da população é fundamental, cada um fazendo a sua parte, pois a Vigilância não pode estar em cada residência, mas cada pessoa pode ter um olhar atento para sua casa, alertar o vizinho para que limpe o pátio para eliminar os pontos com água parada”, destaca Sandra Tonet, diretora técnica da Vigilância Ambiental em Saúde.