Amesne recomenda que municípios retirem a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados
Fica a critério de cada município seguir ou não a recomendação quanto à mudança
publicidade
A direção da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) recomendou nesta segunda-feira aos municípios que a compõem, a retirarem a obrigatoriedade do uso das máscaras também em ambientes fechados.
O Comitê Técnico Regional da Amesne elaborou um esboço, com dados técnicos e epidemiológicos da região, no que se refere à pandemia, comprovando a baixa significativa dos casos e das internações, tornando possível a flexibilização do uso das máscaras.
De acordo com o presidente da Associação, Fabiano Feltrin, o Governo do Estado frisou que a utilização ainda é obrigatória em território estadual, mas que os municípios podem, com base em evidências científicas e em análises sobre as informações estratégicas em saúde, mediante ato fundamentado em circunstâncias fáticas e técnicas, adotar normas diversas acerca da utilização de máscaras.
O modelo elaborado pelo Comitê Técnico Regional já foi compartilhado com todos os prefeitos, ficando a critério de cada município seguir ou não a recomendação da Amesne quanto à mudança.