Rio Grande e Pelotas buscam melhorar índice de vacinação de crianças contra a Covid-19

Rio Grande e Pelotas buscam melhorar índice de vacinação de crianças contra a Covid-19

Para atingir o objetivo, as duas maiores cidades do Sul do Estado mudarão o sistema de vacinação

Angélica Silveira

Duas maiores cidades do Sul do Estado mudarão o sistema de vacinação

publicidade

Buscando melhorar os índices, as prefeituras das duas maiores cidades da região Sul do Estado decidiram mudar o sistema de vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra o coronavírus. Em Rio Grande, as Secretarias de Educação e Saúde decidiram intensificar as ações de vacinação na rede municipal de ensino. O objetivo é promover uma busca ativa das crianças que ainda não foram imunizadas. Atualmente, 64% da população desta faixa etária já foi vacinada, mas a meta é chegar no mínimo a 90%.

A partir desta segunda-feira, a direção das escolas começarão a receber um ofício da Secretaria Municipal de Saúde com a solicitação para que os pais ou responsáveis enviem cópias da certidão de vacinação e a autorização para que a criança seja vacinada na própria escola. O prazo para a entrega dos documentos se encerra no próximo dia 31. A documentação deverá ser analisada e montado um calendário de imunização para cada escola. Para ser vacinado o menor deve estar acompanhado de um responsável. A proposta é que a campanha de vacinação nas escolas comece a partir do dia 4. As unidades de saúde de cada bairro também farão contato com as direções para ajustar o calendário por turmas.

Em Pelotas, a vacinação infantil será liberada a partir da próxima sexta-feira, para todas as crianças de 5 a 11 anos, sem a necessidade de agendamento prévio para a aplicação, como vinha ocorrendo. Tanto a primeira quanto a segunda dose serão aplicadas por livre demanda. Aquelas pessoas que já haviam agendado datas e horários no sistema, o agendamento será mantido.

A segunda dose de Pfizer para as crianças de 5 a 11 anos que sejam imunocomprometidas, tenham comorbidades ou deficiência, segue disponível na Unidade de Vacinação Infantil localizada na Ubai Navegantes, das 9h30 às 19h30min, de segunda a sexta-feira. A segunda dose deve ser feita com intervalo mínimo de oito semanas da primeira aplicação A aplicação de CoronaVac está disponível para crianças de 6 a 11 anos em uma casa localizada ao lado do CERON, na rua General Neto, 1707 ou na Unidade de Vacinação Infantil instalada no pavilhão Jorge Gertum, na Associação Rural de Pelotas, das 8h às 18h. A segunda dose deve ser aplicada com no mínimo 28 dias de intervalo da primeira.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895