Chapecó registrou um crescimento de 42% na geração de empregos em 2021

Chapecó registrou um crescimento de 42% na geração de empregos em 2021

Com uma estimativa de 20% no mercado informal, 48% da população está no mercado de trabalho

Agostinho Piovesan

Chapecó contabiliza 91.198 trabalhadores com carteira assinada

publicidade

O município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, registrou um saldo positivo de 6.414 empregos gerados em 2021. O número representa um crescimento de 42,91% em relação aos 4.488 empregos gerados em 2020, segundo dados divulgados nesta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e compilados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Chapecó.

Segundo o diretor de Incentivo ao Empreendedorismo, Luiz Roberto Tillmann, o setor de serviços liderou a abertura de vagas, com saldo de 2.968. A seguir veio a indústria, com 1.301, comércio, com 1.113 vagas, construção civil, com 973 e agropecuária, com 59 oportunidades. “Tivemos um saldo positivo onde o setor de serviços se destacou, com a abertura de novas empresas, a indústria, puxada principalmente pela agroindústria que manteve bons números, sendo que o comércio mostrou recuperação, mesmo num ano em que tivemos acirramento da pandemia”, observa. Ele disse, ainda, que a construção civil segue aquecida. Tillmann observa que neste ano de 2022, com os investimentos previstos, serão gerados mais empregos. “Essa é a nossa expectativa e tudo se encaminha para isso, felizmente”, afirma.

O prefeito João Rodrigues anunciou, recentemente, R$ 686 milhões em investimentos, em novos parques, asfalto, novas escolas, pavilhões da Efapi, Elevado da Bandeira, unidades de saúde e infraestrutura, entre outros. A Administração Municipal projeta que estes recursos irão movimentar a economia local e gerar mais empregos.

Chapecó contabiliza 91.198 trabalhadores com carteira assinada, o que representa 40% da população. Com uma estimativa de 20% no mercado informal, 48% da população está no mercado de trabalho. Em Santa Catarina, é a sexta cidade que mais gerou empregos, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895