Dez possíveis casos de ômicron são monitorados em Canoas

Dez possíveis casos de ômicron são monitorados em Canoas

São cinco homens e cinco mulheres, com idades entre 23 e 56 anos, todos do mesmo convívio familiar

Fernanda Bassôa

Em Canoas, existem cinco centrais de testagens que realizam os testes rápido e PCR

publicidade

A Prefeitura de Canoas está monitorando dez pessoas que podem ter sido infectadas pela variante ômicron da Covid-19. São cinco homens e cinco mulheres, com idades entre 23 e 56 anos, todos do mesmo convívio familiar. Até o momento, uma testou positivo para Covid e está assintomática.Uma das pessoas do grupo teve contato com um paciente de Porto Alegre que está contaminado pela variante Ômicron e segue em isolamento.

“Estamos cumprindo os protocolos do Ministério da Saúde que determina a coleta de material para a testagem da cepa, as pessoas estão em isolamento e sendo acompanhadas pela equipe de saúde”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Maicon Lemos. O município aguarda o resultado dos testes, que estão em análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A expectativa é de que sejam concluídos no início da próxima semana. 

O secretário enfatiza a importância da vacinação e pede que a comunidade busque completar seu esquema vacinal. “A vacina é o caminho para conter a pandemia”. Reforça ainda que a utilização de máscaras, álcool em gel e respeitar o distanciamento não devem ser deixados de lado. Apesar de não ter estudos concluídos sobre esta nova cepa do vírus, observações preliminares realizadas em diversos países do mundo mostram que a Ômicron é mais contagiosa, porém, menos letal. Os principais sintomas são tosse seca, febre, suores noturnos, dores musculares e cansaço. Em Canoas, existem cinco centrais de testagens que realizam os testes rápido e PCR. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895