PF investiga agente público de Sant'Ana do Livramento por suspeita de vazar dados sigilosos

PF investiga agente público de Sant'Ana do Livramento por suspeita de vazar dados sigilosos

Funcionário foi afastado do cargo por medida cautelar

Fred Marcovici

PF investiga agente público de Sant'Ana do Livramento por suspeita de vazar dados sigilosos

publicidade

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira, 10, mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Santana do Livramento. A operação "Patris Arcanum" tem como alvo um agente público municipal suspeito de fornecer dados sigilosos ao seu filho - investigado por prática de crimes financeiros e de lavagem de dinheiro.

Como medida cautelar, o investigado foi afastado da função pública exercida. A medida foi expedida pela 11ª Vara Criminal da Justiça Federal em Porto Alegre.

A ação tem vinculação com a deflagração da Operação Massari, ocorrida em 1º de dezembro. A partir das buscas e diligências realizadas na última semana, identificou-se que o agente público estaria contatando regularmente seu filho para fornecer informações sigilosas vinculadas à atuação de órgãos de Segurança Pública. O suspeito teria ainda fornecido supostos dados de viatura da Polícia Federal ao seu filho, utilizando-se dos sistemas cadastrais que mantinha acesso. Segundo a investigação, não existe nenhum indicativo de que o investigado tivesse colaboração de outros agentes públicos funcionários da Prefeitura.

Desta forma, o filho do investigado estaria utilizando essas informações como "estratégia de contrainteligência". De acordo com a polícia, práticas pelas quais está sendo investigado envolve justamente o transporte de grande quantidade de dinheiro sem origem comprovada.

Por meio de nota, a administração municipal de Sant’Ana do Livramento informou que recebeu, por meio da Polícia Federal, notificação para afastamento de um funcionário da pasta municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, determinação que foi cumprida ainda no período. "O tema da investigação é de cunho pessoal do servidor em questão, não cabendo a Gestão Municipal exercer linha de diálogo sobre o tema. Outrossim, o Governo Municipal se colocou à disposição para colaborar no que for necessário e reitera seu compromisso com uma administração transparente e responsável", disse.

Ainda na manhã desta sexta-feira, a gestão determinou a abertura de processo administrativo para a apuração do ocorrido e determinar a eventual existência de infração administrativa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895