Fila de espera por leitos Covid-19 aumenta em Caxias do Sul

Fila de espera por leitos Covid-19 aumenta em Caxias do Sul

Secretaria da Saúde do município alerta sobre manutenção dos cuidados de prevenção

Celso Sgorla

Seis pacientes aguardavam por internação nesta segunda-feira

publicidade

Um novo aumento da fila de espera por leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em Caxias do Sul reacendeu o alerta para a manutenção dos cuidados de prevenção à doença. A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul reforça que, mesmo após a vacinação, todas as medidas de controle ainda precisam ser mantidas, pois o vírus segue em circulação no município. Nesta segunda-feira, seis pessoas aguardavam por leitos de UTI Covid pelo SUS.

A fila de espera por leito de UTI Covid voltou a aumentar na última quinta-feira e a espera por leito de enfermaria Covid, há uma semana. Há pacientes de Caxias e também de municípios da região que precisam de leito nos hospitais caxienses. “Mesmo com as flexibilizações vigentes e o andamento da vacinação, que já alcançou os adolescentes de 12 anos, todos os nossos esforços precisam ainda da colaboração da população. O momento ainda é de retomada consciente, de evitar aglomerações, de sair de casa cumprindo os protocolos. Entendemos que todos estão cansados, mas combater a Covid-19 também passa pela responsabilidade individual de evitar aglomerações, de fazer uso consciente da máscara e se vacinar”, solicita a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Os atendimentos de pessoas com síndrome gripal que procuraram Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nas últimas semanas para realizar o teste rápido (teste de antígeno) também subiram: o aumento foi de mais de 50% na semana passada em relação à semana retrasada. Também há aumento progressivo do número de testes de RT-PCR agendados nas duas UPAs.

A médica Anelise Kirsch, infectologista do Controle de Infecção Municipal, reforça que todos os cuidados são essenciais e que pessoas com sintomas gripais devem cumprir o isolamento social. O teste rápido segue disponível em todas as UBSs para quem apresentar sintomas gripais.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895