Mães de recém nascidos recebem mudas de árvores em Erechim

Mães de recém nascidos recebem mudas de árvores em Erechim

Município já registrou cerca de 860 nascimentos neste ano

Agostinho Piovesan

As mudas são produzidas no horto florestal do município

publicidade

A Administração Municipal de Erechim, no Norte do Estado, informou que mantém o Programa Acolher, por meio do qual mudas produzidas no horto florestal do município são entregues às mães de recém nascidos. O programa iniciou-se em 2009 e atende mensalmente mais de 100 gestantes.

Segundo a secretária de Saúde, Eclesan Palhão, Erechim já registrou cerca de 860 nascimentos neste ano e todas as gestantes são convidadas a participar dos grupos nas UBSs, onde são tratados diversos assuntos como desenvolvimento gestacional, aleitamento materno e cuidados com o bebê.

“A Prefeitura de Erechim, através das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Gabinete da Primeira-Dama, mantém o Programa Acolher, instituído através da Lei Nº 4.447/2009, que há mais de 12 anos doa mudas nativas às mães dos recém nascidos no município”, disse. Eclesan informou que o Programa Acolher distribui aproximadamente 100 mudas por mês de jabuticaba, pitanga, araçá, citrus e outras, produzidas pelo horto florestal municipal.

Eclesan informou, ainda, que pelo Programa Acolher, o trabalho tem o objetivo de repassar conhecimento e informações quanto ao momento que estão vivenciando, abrindo espaço para que as mães possam refletir tanto em relação às mudanças físicas quanto emocionais. “As gestantes, tanto da rede pública como da privada, podem se dirigir ao Gabinete da Primeira-Dama para receberem um Kit Cidadão composto por um kit higiene, um kit higiene bucal, um livro do bebê, um certificado de cidadão erechinense e um vale muda de árvore, que deve ser retirada junto às Unidades Básicas de Saúde”, detalhou.

O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, informou que as árvores doadas seguem as orientações de plantio do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), que observa o porte adequado para os locais pretendidos, sempre pensando na conservação das espécies sem agredir os elementos urbanos como passeio público e redes elétricas. “No portal da Secretaria de Meio Ambiente é disponibilizada uma cartilha orientativa, que auxilia na escolha das espécies, já que a maioria das mudas nativas possuem grande porte e não são adequadas para qualquer espaço.”

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895