Inicia poda das parreiras no prédio da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Anualmente, a produção nos vinhedos do Legislativo Municipal varia de 500 a 700 quilos de uva Isabel
publicidade
Com a aproximação de mais uma safra da uva, o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Velocino Uez, acompanhado pelo secretário municipal da Agricultura, Rudimar Menegotto, além de servidores da casa e da secretaria, iniciaram a tradicional poda das parreiras que ornamentam o prédio do legislativo caxiense.
O presidente da Casa explicou que as videiras precisam ser podadas sempre no período de inverno, entre os meses de julho e agosto, no início da brotação, para garantir uma boa safra. “As parreiras fazem parte da história do prédio da Câmara Municipal, que neste ano completa 25 anos. Sem dizer que esse parreiral no Legislativo demonstra o orgulho de um povo e de milhares de agricultores que trabalham com o cultivo da uva, espalhados pelo interior de Caxias do Sul e toda a região da Serra”, finalizou Uez.
As parreiras servem como um quebra sol natural no verão, deixando o ambiente da Câmara mais ameno. No período de inverno, quando as folhas caem, facilita a entrada dos raios solares para aquecer o prédio. Anualmente, a produção nos vinhedos do Legislativo Municipal varia de 500 a 700 quilos de uva Isabel. A fruta é consumida pela comunidade e pelos servidores da Casa.
O projeto do prédio com parreiras foi concebido pelo arquiteto João Alberto Marchioro, que planejou a estrutura valorizando também a uva, que é a fruta símbolo da cidade. O prédio foi inaugurado em 22 de novembro de 1996.