Iniciada a implantação do novo programa de arborização urbana em São Borja

Iniciada a implantação do novo programa de arborização urbana em São Borja

Serão plantadas ao menos 250 mudas de árvores de diferentes espécies

Fred Marcovici

Inicialmente, serão beneficiados os principais corredores de circulação na cidade

publicidade

Após avaliações técnicas, levantamento de custos e consulta aos moradores das áreas a serem abrangidas, teve início, como projeto-piloto, o novo programa de arborização urbana de São Borja. A iniciativa tem ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contando com ao menos 250 mudas de árvores para a operação de plantio, com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito. Inicialmente, serão beneficiados os principais corredores de circulação na cidade. Mudas de Podocarpos, Caleandras, Escova Garrafa, Cássia Fístula, Palmeira Real, Ingá e outras, serão plantadas de acordo com a localização.

O plantio das novas espécies começou pela ligação Norte-Sul da cidade, a partir do Cais do Porto e seguindo pelas ruas Francisco Miranda, Júlio Tróis e General Marques. Em etapa seguinte, mudas de árvores serão implantadas nas vias entre o Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas, na Perimetral Leste, até o túmulo de Maria do Carmo, na região Oeste.

O secretário do Meio Ambiente, Eugênio Dutra, ressalta que as mudas recebem o plantio com proteção. “Mas será indispensável que a comunidade nos ajude a evitar atos de depredação e vandalismo”, afirma. O secretário destaca que tudo está sendo feito em regime de parceria, até em função dos recursos financeiros limitados. Explica que a implementação do programa teve aprovação técnica e de recursos do Conselho Municipal de Recuperação e Defesa do Meio Ambiente, e acrescenta que a expectativa é de seguir com esse mutirão de esforços entre os vários segmentos envolvidos.

No levantamento técnico realizado, a equipe da secretaria identificou os locais de plantio, inicialmente no circuito Norte-Sul. Os moradores, no trajeto, foram visitados e convidados a dar autorização para o plantio das mudas em suas calçadas. “A maioria das pessoas nos deu autorização, pois, além de todos os benefícios da ação, a prefeitura se compromete a reparar as calçadas, quando houver alguma intervenção”, destaca Dutra.

O prefeito Eduardo Bonotto observa que a cidade, por razões diversas, nos últimos tempos, reduziu bastante a sua arborização. Ele ressalta que “é indispensável reverter esse déficit de maneira gradual, pois além dos reflexos positivos do ponto de vista ambiental e à qualidade de vida, São Borja está numa região muito quente e precisa de mais árvores.”

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895